A Editora Unimontes lançou oficialmente nessa quinta-feira (8/12), a versão para o português do livro “30 Anos de Apostolado no Brasil – pelos Premonstratenses do Parc”, de autoria de Cônego Maurício Marcel Gaspar, cuja tradução foi realizada pelo arcebispo emérito de Montes Claros, dom Geraldo Majela de Castro.

A cerimônia aconteceu no Salão Paroquial da Matriz de Nossa Senhora Rosa Mística, no bairro Jardim São Luís, presidida pelo reitor João dos Reis Canela e pelo arcebispo metropolitano Dom José Alberto Moura, sendo precedida por uma Missa em Ação de Graças na Matriz de Nossa Senhora Rosa Mística. Também esteve presente o secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira, além de autoridades locais, religiosos e convidados.

Dom Geraldo Majela explicou que o trabalho de tradução da versão original em francês para o português durou oito meses. Segundo ele, tratava-se de um pedido do abade-geral Dom Tomás Handgraeting, do abade emérito Dom Paulo Meyfroot e do atual Prior do Priorado de Nossa Senhora Aparecida e São Norberto de Montes Claros, Cônego Antônio Galvão, em resgatar a história da Ordem Premonstratense no Brasil.

“Esta é uma obra de grande valor histórico e religioso. Nesta oportunidade, agradeço à editora da Universidade Estadual de Montes Claros em aceitar o desafio de publicar a tradução”, pontuou o religioso. A obra tem 150 páginas, contando também com fotografias antigas e mapas. No capítulo 8, por exemplo, narra o projeto de criação de um bispado em Montes Claros a partir de uma campanha da imprensa e os cinco anos de viagens por quase todo o Norte de Minas do bispo do Sertão, Dom João Antonio Pimenta.

RESGATE

O reitor João Canela ressaltou a história como instrumento para a construção do presente salientando “como um dos objetivos da Editora da Unimontes o resgate dos acontecimentos históricos de nossa gente e região, além da valorização do talento literário dos escritores regionais”. Sobre o arcebispo emérito dom Geraldo Majela, citou o lançamento do seu livro como marco da comemoração pelos seus 58 anos de ordenação presbiteral.

“Dom Geraldo é um homem que consegue servir a população através de incansável e abnegado trabalho marcado pela simplicidade e humildade”, observou o reitor, referendando o religioso como “um profundo conhecedor da história do Norte de Minas e, por essa razão, tem plena consciência dos benefícios de sua obra para as gerações atuais e futuras da região”.

OPORTUNIDADES – Na solenidade, o arcebispo metropolitano de Montes Claros dom José Alberto Moura disse que “a tradução do livro oferece a todos a oportunidade para que continuemos a escrever uma história tão bonita iniciada há tempos pelos cônegos premonstratenses na região”. Ele revelou, ainda, que “a sociedade atual precisa de quem saiba plantar o que brota da fé”, ao se referir ao trabalho feito pelo arcebispo emérito Dom Geraldo.

A presidente da Academia Montes-clarense de Letras, professora Yvone Silveira, o professor Paulo César Gonçalves de Almeida, reitor da Unimontes entre 2002 e 2010, e o prior do Priorado de Nossa Senhora Aparecida e São Norberto, Cônego Antônio Galvão, também enalteceram o valor histórico e cultural da tradução feita pelo arcebispo emérito de Montes Claros.

(*) Com colaboração da Assessoria de Imprensa/Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia