A Universidade Estadual de Montes Claros e a Prefeitura de Salinas deram mais um passo importante no projeto que visa a implantação da sede própria da Unimontes no município. Após o recebimento da doação do terreno, foi concluído o projeto arquitetônico das futuras instalações do campus. A partir de agora, será iniciada uma mobilização que visa a viabilização de recursos federais para as obras, cujos custos ainda estão sendo estimados.
Os projetos arquitetônicos da futura construção da Universidade em Salinas foram apresentados em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (26/8), entre o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela; o prefeito do município, Joaquim Neres “Quincas” Dias, e o empresário Reginaldo Ferreira Tiago, diretor presidente da empresa Ferreti Incorporações, que fez a doação do terreno para a implantação da sede própria do campus. A Unimontes já recebeu a escritura de doação do imóvel, que tem 14,6 mil metros quadrados – documento registrado em cartório de Salinas.
Foram mostrados os detalhes do projeto arquitetônico do prédio, que terá em torno de 3 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em três pavimentos. Além de salas de aula, o projeto prevê a construção de biblioteca, setores administrativos e áreas de estudo e pesquisa. A apresentação foi feita pelo arquiteto Danilo Marcos de Souza (da Ferreti Incorporações), que elaborou o projeto, juntamente com o arquiteto Sandro Frederico Gomes Martins, da Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura da Unimontes, também participante da reunião.
UNIíO IMPORTANTE
Na oportunidade, o reitor João Canela destacou a importância da contribuição da administração municipal de Salinas e da iniciativa privada, representada pelo empresário Reginaldo Ferreira Tiago, no processo de construção da sede própria da Universidade no município. “Primeiro, recebemos a doação do terreno. Agora, foi concluída a elaboração do projeto arquitetônico. Isso representa inexoravelmente um avanço no trabalho para viabilizar os recursos necessários para a execução das obras.
Por sua vez, o prefeito Quincas Dias ressaltou que implantação da sede própria da Unimontes em Salinas é um sonho do município e de toda a microrregião. Ele disse que, nos próximos dias, juntamente com lideranças políticas da região, se reunirá com o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), a fim de encaminhar projeto para a captação de verbas junto ao Ministério da Educação (MEC).
“Também vamos tentar recursos junto ao Governo do Estado. Pois, a Unimontes faz parte da estrutura estadual e contamos com o apoio do governador Fernando Pimentel e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes)”, afirmou.
NOVE ANOS
A Universidade está presente em Salinas desde 2006 e mantém na cidade o curso de graduação em Ciências Contábeis. Conta, também, com pós-graduação na mesma área. Atualmente, as atividades docentes são desenvolvidas na Escola Estadual João Porfírio enquanto a parte administrativa é sediada em outro prédio cedido pela prefeitura. A perspectiva é para que, a partir da implantação do futuro campus, a Universidade venha ofertar novos cursos de graduação e de pós-graduação no município.
A reunião contou também com as presenças do pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, Roney Versiane Sindeaux; do diretor de Gestão de Campi, Humberto Reis Velloso; e da diretora de Orçamento e Finanças, Etiane Ramos Souza Sizílio, juntamente com o coordenador do Campus de Salinas, professor Fernando Batista Coutinho Filho.