As atividades musicais e esportivas também marcaram as comemorações dessa quarta-feira, 24 de maio, data comemorativa aos 55 anos de existência da Universidade Estadual de Montes Claros. O Passeio Ciclístico “5.5”, o projeto “Bateras na Praça” e o show da Banda Volts foram as atrações na parte noturna da programação especial, realizada no campus-sede da Unimontes. O vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza, e o pró-reitor adjunto de Extensão, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros, acompanharam os eventos.
Idealizado pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), o passeio ciclístico ficou marcado pelo compromisso ambiental, reunindo aproximadamente 40 participantes, entre homens, mulheres e crianças. Com largada do Centro Esportivo Universitário “Reitor João Valle Maurício”, o roteiro seguiu em direção ao Parque Sapucaia, uma das reservas verdes na área urbana da cidade.
Outro destino dos ciclistas foi a sede da Ovive, uma ONG que trabalha especialmente com a produção de mudas nativas do cerrado – para o plantio em áreas degradadas ao redor de Montes Claros – e com o recolhimento ordenado de lixo eletrônico, como pilhas, baterias de brinquedos e de aparelhos elétricos, além de telefones celulares inutilizados.
BATERAS
Paralelamente, o projeto “Bateras na Praça” foi atração para quem permaneceu no campus-sede. Cerca de 200 pessoas, entre acadêmicos, servidores, gestores e convidados, acompanharam o grupo de 16 instrumentistas numa apresentação simultânea de vários estilos musicais, como rock, samba, funk e punk, durante uma hora e meia.
Confira
A “orquestra de bateristas”, com a reprodução de um só ritmo ao mesmo tempo por todos os participantes – com liberdade para solos –, é coordenada pelo professor Marco Neves, do curso de Artes da Unimontes, e foi montada ao lado da quadra 1.
O show da Banda Volts encerrou a programação da noite, na área de convivência das mangueiras, em frente ao prédio da Reitoria. Com um repertório inspirado no estilo pop rock, o grupo é parceiro em ações extensionistas da Unimontes, em especial nas intervenções do projeto Unimontes Solidária, que completa 15 anos em 2017.