A Universidade Estadual de Montes Claros poderá participar diretamente na capacitação de equipes técnicas para a área de gestão pública em cidades do Norte de Minas. Nesse sentido, foi apresentada uma proposta pela Associação de Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) durante visita do presidente da entidade, César Emílio Malveira, ao campus-sede, nessa terça-feira (10/2).
O dirigente esteve reunido com o reitor da Unimontes, professor João Canela, com o vice-reitor Antonio Alvimar Souza e os pró-reitores de Extensão (Jussara Maria Guimarães Carvalho) e de Planejamento, Gestão e Finanças (Roney Versiani Sindeaux). Ele sugeriu que a Universidade seja parceira no processo de criação do Departamento de Políticas Sociais da Amams. O setor está sendo idealizado para fortalecer o planejamento público dos municípios para as áreas de saúde, educação e assistência social.
O reitor João Canela pontuou que a Universidade atua na mesma região da Amams e que as propostas de qualificação são bem-vindas. “A Unimontes está intrinsecamente envolvida com o interesse coletivo”. Ele destacou que a Universidade já desenvolve duas ações neste sentido, com a oferta do curso presencial em Tecnólogo em Gestão Pública no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) e no núcleo avançado de Pompéu (região central do Estado).
“A experiência da Unimontes será importante para que nossa instituição tenha o suporte técnico necessário na implementação do novo departamento de Políticas Sociais”, explicou o presidente da Amams, que esteve acompanhado do secretário executivo da entidade, Luís Lobo. Também prefeito de Capitão Enéas, César Emílio foi empossado na última semana, durante visita do governador Fernando Pimentel a Montes Claros.
Ele defende a aproximação das duas instituições para que as prefeituras tenham acesso à qualificação profissional na formação de quadros técnicos, seja na oferta de cursos técnicos e de pós-graduação. Uma das sugestões foi a adoção de um projeto-piloto na oferta do próprio curso a distância de Tecnólogo em Gestão Pública, com foco nas áreas de licitação e convivência com a seca.
Neste último aspecto, o reitor João Canela ressaltou a importância do Centro de Estudos de Convivência com a Seca (CECS) da Unimontes, que desenvolve pesquisas socioeconômicas e dos fenômenos naturais na região do Norte de Minas.
PARCERIA
Atualmente, a Amams reúne 72 municípios filiados. Até abril, a meta é aumentar o quadro para 90 localidades abrangendo por completo a área mineira da Sudene. Neste semestre, serão finalizados os trabalhos para a realização do concurso unificado de cargos para 65 prefeituras do Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha, organizado conjuntamente pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Amams e Unimontes.