Uma comitiva da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), liderada pelo presidente Geraldo Ferreira, visitou a Reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros na tarde desta quinta-feira (12/2). A visita faz parte de um planejamento da Fenam em conhecer de perto as instituições que atuam na formação médica e que possam colaborar diretamente na elaboração de políticas públicas. Os dirigentes foram recebidos pelo reitor João dos Reis Canela e pelo vice-reitor Antonio Alvimar Souza, além de pró-reitores Hercílio Martelli Júnior (Pós-Graduação) e Rômulo Soares Barbosa (Pesquisa).

“São cada vez mais constantes as propostas para a mudança da legislação específica à atuação do profissional médico. A Fenam tem o direito de opinar sobre o assunto e, por isso, todo processo precisa ser acompanhado de perto pela Federação pelas instituições comprometidas com a qualidade da formação médica, como é o caso da Unimontes”, destacou Geraldo Ferreira, também presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte.

Vice-presidente da Fenam e presidente do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo, Otto Baptista observou que, além da academia, a formação deve ser analisada também sob os pontos de vista das condições de trabalho, remuneração e mercado de trabalho.

GeraldoFerreira destaque“É preciso criar oportunidades para que a preparação do futuro profissional seja de qualidade, daí a importância do estreitamento de laços entre a Federação, Sindicatos e as Universidades”. Sobre a Unimontes, ele ressaltou a referência da instituição com o Hospital Universitário Clemente de Faria, que oportuniza o acesso ao ambiente da residência médica ainda na graduação.

FORTALECIMENTO

O presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria e 1º Secretário da Fenam, Antônio Geraldo da Silva, egresso da Unimontes, também participou da reunião, juntamente com as presidentes dos sindicatos dos Médicos de Minas Gerais (Amélia Pessoa) e Piauí (Lúcia Santos), o presidente do Sindicato dos Médicos de Montes Claros e do Norte de Minas (Carlos Eduardo Pereira Queiroz) e com o secretário de Saúde Suplementar da Fenam, Márcio Bichara (MG).

“O intercâmbio entre as instituições é de suma importância para o fortalecimento da qualidade da educação médica e da continuidade da formação profissional em mestrados e doutorados. A Unimontes vive um momento especial neste sentido, com a oferta de mestrados e doutorado na área da saúde, com a contribuição efetiva na produção de pesquisas”, enalteceu o reitor João Canela.

Ao final do encontro, o vice-presidente da Fenam propôs a realização de encontros regulares da entidade e os sindicatos com os acadêmicos dos dois últimos períodos do curso de Medicina da Unimontes para a discussão dos temas apresentados ao longo da reunião.