Ferramenta garante o acesso gratuito a 75 publicações de 11 países de língua portuguesa e espanhola
A praticidade dos dispositivos móveis associada à maior visibilidade ao conhecimento produzido na Enfermagem e com projeção em nível mundial. É desta forma que o aplicativo desenvolvido por egressos e alunos da Unimontes ganha destaque junto à comunidade científica dos países de línguas portuguesa e espanhola.
Trata-se do RedEdit App, que recebe como nome a abreviação da Rede Iberoamericana de Editores Científicos de Enfermagem, à qual está vinculado. A novidade foi lançada durante o Fórum 2020 Latino-Americano de Editoração Científica em Enfermagem, evento virtual realizado no mês passado, durante três dias, sob a organização do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação no Processo de Enfermagem (Gepecopen).
A Startup SEMD – “Dream Developer Company” – é a responsável pelo desenvolvimento do aplicativo. Fazem parte do projeto o mestrando em Modelagem Computacional e Sistemas, Maikon Rocha Antunes (fundador), e Iago Vinicius Silva Costa (diretor de desenvolvimento), ambos egressos do curso de Sistemas de Informação/Unimontes, e os alunos Wesley Rodrigues de Matos (co-fundador) e Lucas Rodrigues Diniz, graduandos em Sistemas de Informação.
Participação estratégica também de Emerson Willian Santos de Almeida, egresso do curso de Enfermagem da Unimontes, que apresentou a proposta para esta ferramenta de inovação no acesso às publicações. Atualmente, ele cursa o mestrado no Programa de Enfermagem Fundamental, na USP/Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, e fez a sugestão aos coordenadores do Gepecopen
“Agradecemos a estes jovens entusiasmados. Este time nos brindou com a produção deste aplicativo; e gratuitamente. O aplicativo é a extensão do site (da RedEdit) e coloca todas as publicações científica literalmente na palma da mão. Com mais este recurso tecnológico, podemos aproximar editores, leitores, pesquisadores, professores, alunos e profissionais da área no Brasil e mais 10 países ibero-americanos, além de facilitar a integração dos públicos envolvidos, com o acesso integral ao acervo das 75 revistas” membros da REDEdit, considerou a professora doutora Isabel Amelia Costa Mendes, durante a apresentação do aplicativo. Ela é a líder do Gepecopen e docente emérita da USP/Ribeirão Preto.
INTEGRAÇÃO
“A partir da solicitação, desenvolvemos o aplicativo em três dias. Ficamos satisfeitos em colaborar com algo com tanta expressão e que poderá ajudar um número bem maior de pessoas”, avaliou Maikon. O App está disponível inicialmente na PlayStore, pelo sistema Android e, em breve, será estendido à Apple Store.
“Como estratégia para divulgar o conhecimento, o aplicativo potencializa ainda mais a proposta que a RedEdit tem em dar acesso a todas as revistas científicas da Enfermagem e, também, contribui com a qualificação contínua de todo público associado. O alcance é impressionante porque amplia o relacionamento entre os editores de revistas científicas, estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais de saúde de maneira mais rápida, prática e dinâmica”, destaca Emerson, ao falar da receptividade do App.
Entre os 75 periódicos científicos de Enfermagem com acesso integral na Rede Iberoamericana de Editores Científicos de Enfermagem, o Brasil é soberano. São 43 revistas nacionais e entre as indexadas está a Revista Norte-Mineira de Enfermagem (RENOME), elaborada pelo Departamento de Enfermagem da Unimontes. O aplicativo traz ainda as publicações da Colômbia (7), Cuba (5), Chile (5), México (4), Portugal (3), Espanha (3), Costa Rica (2), El Salvador (1), Equador (1) e do Uruguai (1).
SERVIÇO
O que: “App RED Edit”
Vínculo: Rede Iberoamericana de Editores Científicos de Enfermagem
Acesso a: 75 publicações relacionadas à Enfermagem
Número de países: 11, de língua portuguesa e espanhola (Américas e Europa)
Onde encontrar: Play Store (pelo sistema Android)
Dica: após baixar o aplicativo, o usuário deve fazer o cadastro com login e senha e, ainda, se identificar por categoria: alunos de graduação ou pós-graduação, editor, profissional, pesquisador, docente e outros.