• Projeto traz exposições e pesquisas virtuais com catopês, marujos e caboclinhos; pela 1ª vez em 170 anos, não haverá desfiles na cidade por causa da pandemia
Tela de Cleiton Cruz em homenagem às Festas de Agosto (Reprodução)

Mesmo diante das medidas restritivas para visitação, com o cenário de isolamento social por causa da pandemia do Novo Coronavírus, o Museu Regiaaonal do Norte de Minas (MRNM) trabalha para que as tradições locais sejam preservadas e cultuadas. E neste mês, considerado especial na história de Montes Claros, a Unimontes lança o projeto “Agosto do Museu”, que destaca as figuras folclóricas dos catopés, marujos e caboclinhos nas redes sociais e nas exposições de produções temáticas. Pela primeira vez, em 170 anos, não haverá desfiles dos ternos religiosos pelas ruas da cidade.

O público poderá acompanhar, por exemplo, as postagens diárias alusivas ao folclore regional nas redes sociais do Museu (Facebook/Instagram). Além do próprio acervo, o visitante virtual terá acesso às informações sobre os catopês, marujos e caboclinhos e detalhes essenciais sobre as festas de agosto, do ponto de vista da religiosidade, das danças, cantos, linguagens, expressões e até as lendas que são repassadas de pai para filho há mais de um século e meio, em Montes Claros.

Museu Regional do Norte de Minas (MRNM)
Facebook
Instagram
Projeto Museu em Casa

Em cada postagem, o visitante poderá interagir com a equipe de mediadores do Museu Regional que responde pelas pesquisas históricas, seleção de imagens e publicação dos dados: Dayane Botelho, Isabella Lima e Jefferson Juneo – com o suporte do coordenador de divulgação, Jaques Frois. A supervisão geral é do diretor do MRNM, professor José Roberto Lopes.

EXPOSIÇÃO

O “Agosto do Museu” terá outra atração: a exposição virtual assinada pelo artista plástico montes-clarense Cleiton Cruz. Intitulada “Dançantes em Agosto”, a mostra traz 17 obras inspiradas nos personagens dos festejos folclóricos de Montes Claros.

Trabalho do artista é feito também em peneiras de palha, artesanato local

O autor reproduz personagens reais como os mestres Joaquim Poló, Zanza e Nenzinho, além de outros homens e mulheres que se assumem como catopés, caboclinhos e marujos nesta época do ano. Aliás, Cleiton faz parte do 1º Terno de Marujada do Mestre Tim. “É uma tradição de mais de 170 anos. E minha família sempre fez parte dela. E hoje tenho orgulho de ver os meus três filhos levando a tradição para frente, como o meu pai fez comigo”, depõe.

Cleiton Cruz faz parte de um dos ternos da Marujada na cidade

Foi na adolescência, aos 13 anos, que Cleiton Cruz começou a desenhar e a pintar, mas somente há seis anos resolveu compartilhar o talento e realizou sua primeira mostra. O artista se diz confortado em realizar a exposição “Dançantes de Agosto” justamente neste período de pandemia. “Sei que os desfiles, depois de tanto tempo, não vão acontecer por causa do Coronavírus, mas fico feliz de fazer a minha parte; de valorizar a minha cultura e de homenagear quem conseguiu preservar isto tudo até hoje”, desabafa.

As técnicas aplicadas são de acrílico sobre painel e óleo sobre tela. Cleiton aplica ainda um estilo pessoal em peneiras de palha. A curadoria da exposição é da historiadora Karine Dias, do MRNM.

O lançamento oficial da mostra será na próxima terça-feira (18/8), às 10 horas, pelas redes sociais do Museu.

LIVRO – No dia 27/8, às 19h, sob a coordenação do professor doutor Márcio Jean Fialho de Sousa, será realizada a sessão mensal on-line do projeto Leitura no Museu. A obra em destaque será “Ponciá Vivêncio”, da escritora mineira Conceição Evaristo, referência mundial na literatura afro-brasileira. Para participar, basta acessar o link http://facebook.com/groups/grupodeleituranomuseu.

Relacionadas

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial