O hall do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), prédio 6 do campus-sede da Unimontes, foi movimentado na manhã dessa sexta-feira (1º/11) com atividades voltadas para a humanização e boa convivência. A ação denominada “CCB Saúde” foi desenvolvida conjuntamente pelos acadêmicos dos cursos de graduação em  Enfermagem (5º período) e de Odontologia (2º período), dentro da disciplina Bioética. O evento foi coordenado pelas professoras  Orlene Veloso Dias (Enfermagem) e Simone Melo Costa  ( Odontologia), que trabalham com a disciplina bioética nos dois cursos.

Participaram do projeto 44 acadêmicos (23 de odontologia e 21 de Enfermagem). Eles foram divididos em cinco grupos. “Nosso objetivo é buscar a humanização e a melhoria das relações entre os professores e alunos”, explica o acadêmico Pedro Henrique Dias Carvalho, do 5º período de  Enfermagem, que integrou o grupo “Conviver e Aprender”.

“A proposta é refletir a temática a partir dos fundamentos da bioética”, afirma a professora Orlene Veloso Dias. “O objetivo foi mostrar as ações de humanização apresentadas pelos próprios alunos”, acrescenta Simone Melo Costa.

Além das ações que incentivam a mobilização para a melhorar a relação entre as pessoas, “nossa proposta é incentivar a doação de livros, a leitura e o lazer”, convida Amanda Steffane Gomes de Jesus, acadêmica do 2º período de Odontologia, uma das envolvidas na iniciativa.

Outro grupo elaborou um modelo de melhoria de comunicação com um mapeamento dos diversos setores do CCBS.  Foram montados ainda a proposta o “Manual para os acadêmicos”, com informações sobre as ligas acadêmicas e serviços oferecidos aos alunos; e o projeto  “Puffs da Unimontes”, ambiente de convivência que também incentiva a humanização na universidade.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025