Os alunos Douglas Oliveira Araújo e Aroldo Rodrigues Soares, do concurso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Montes Claros, conquistaram o segundo lugar geral da 6ª Gincana Mineira de Economia, realizada entre as últimas quinta e sexta-feira (28 e 29/08), na sede do Bairro Aymorés das Faculdades UNA, em Belo Horizonte. No ano passado, os representantes da Unimontes já haviam conquistado o terceiro lugar geral do evento.

A gincana é organizada anualmente pelo Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG) e tem como ponto de partida um desafio eletrônico baseado em conhecimentos sobre finanças e em teorias produzidas por pensadores da área. O jogo interativo, denominado “Brincando de Ministro”, foi elaborado pelo professor Paulo Sandroni, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Nesta edição, o Corecon-MG reuniu representantes das 15 instituições de ensino superior que oferecem a graduação em Ciências Econômicas no Estado. O primeiro lugar foi conquistado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); a Unimontes ficou em segundo e a dupla representante das Faculdades de Ciências Aplicadas do Sul de Minas (Fascesm/Itajubá) obteve a terceira colocação.

Com o bom desempenho, além da premiação em R$ 1 mil, Aroldo e Douglas estão classificados para a IV Gincana Nacional de Economia/2014, que o Conselho Federal (Confecon) realiza a partir da próxima quinta-feira (04/09), em Goiânia/GO.

De acordo com Douglas Oliveira, que é presidente da Empresa Júnior do curso (Economontes), o jogo acontece em eliminatórias, com desafios entre duplas de instituições diferentes a cada fase. Os temas relacionam combate e controle da inflação e da taxa de juros, Produto Interno Bruto (PIB) e atração de investimentos, dentre outros. Para efeito de pontuação, também são consideradas perguntas baseadas em teorias de 50 pensadores da Economia Mundial.

“O jogo te permite aplicar os conhecimentos adquiridos dentro do curso, sobretudo na disciplina de Macroeconomia. Nesses desafios, a gente trabalhou em cima das simulações de crise, que nos exigiram, por exemplo, como controlar uma recessão, combater e evitar a taxa de juros, “chamar” investimentos”, explicou o acadêmico, que está o 8º período do curso.

Sobre a possibilidade de participar da Gincana em nível nacional, o presidente da Economontes considera a experiência como de extrema importância para a interação com acadêmicos, professores e pesquisadores de outras universidades, além de divulgar na prática o conhecimento produzido no âmbito da Unimontes.