Educação Ambiental associada ao lazer na ação coletiva da Unimontes com a Secretaria de Meio Ambiente (Fotos: Divulgação)

Com foco na educação ambiental, centenas de alunos de escolas municipais de Montes Claros participaram de uma série de atividades lúdicas e de lazer no Parque Municipal Milton Prates, em comemoração ao Dia das Crianças, no último sábado (12/10). Iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a programação teve o suporte da Universidade Estadual de Montes Claros, a partir do Programa em Residência Pedagógica.

“A partir do convite do secretário de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro, organizamos uma série de ações com o objetivo de sensibilizar e promover com a comunidade hábitos e atitudes de incentivo à educação ambiental no município”, explica a coordenadora da Residência Pedagógica na Unimontes, professora Silvana Diamantino.

Segundo ela, participaram das atividades 32 acadêmicos dos cursos de Educação Física e de Pedagogia da Unimontes, que são bolsistas do Programa, orientados por quatro professores e 12 preceptores da educação básica inseridos na Residência Pedagógica.

“Esta iniciativa possibilitou ao residente articular teoria e prática no ensino, pesquisa e extensão, o que contribui na formação integral como profissional, além de valorizar as intervenções para os futuros docentes”, acrescenta. O programa é desenvolvido pela Unimontes em parceria com a coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). São contemplados 1.080 alunos residentes dos cursos de Licenciatura da Unimontes que atuam em escolas da educação básica.

No balanço das atividades, a experiência foi considerada como de grande relevância no aprendizado das crianças da educação básica sobre preservação e educação ambiental.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza primeira banca de mestrado em um Quilombo/Terreiro
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros