Foi aberta oficialmente, na manhã de sábado (06/1), a exposição “Da Mesopotâmia ao Sertão: Uma Breve História da Cerveja”, realizada no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Com entrada gratuita, a mostra poderá ser conferida até o dia 27 de janeiro.

A solenidade de abertura da Exposição contou as presenças do pró-reitor de Extensão, professor Rogério Othon Teixeira Alves (representando o reitor, professor Wagner de Paulo Santiago); pró-reitor adjunto de Extensão, professor Marcelo Brito; e diretor do Museu Regional, professor Georgino Jorge Souza Neto. Também participaram os integrantes da nova diretoria Associação dos Cervejeiros Artesanais de Minas Gerais – Regional Norte/Acerva Norte de Minas, empossada na mesma data. A Acerva Norte de Minas é parceira no evento.

O pró-reitor de Extensão, professor Rogério Othon Teixeira Alves, enalteceu a importância da exposição por divulgar a história da cerveja e a cultura cervejeira. “O nosso museu regional não se preocupa apenas com o passado, mas também com o presente. Ao apresentar a história e a cultura cervejeira, estamos colocando a questão em discussão. Assim como a universidade, o museu também é um local de produção do conhecimento. Este é o grande legado que deixamos para a sociedade”, enfatizou o pró-reitor.

Na oportunidade, os visitantes puderam conhecer a primeira etapa do processo da produção da cerveja artesanal, a “brasagem”. Foi proferida a palestra “Cerveja: a magia a partir de quatro ingredientes (água, malte, lúpulo e levedura). O tema foi abordado pelo mestre cervejeiro e empresário do setor Éder Queiroz Araújo, da Cervejaria Empírica.

Fotos: Ascom Unimontes

Abertura da Exposição – Fotos Ascom Unimontes

A exposição “Da Mesopotâmia ao Sertão: Uma Breve História da Cerveja” prosseguirá aberta com acesso gratuito ao Museu Regional até o dia 27 de janeiro. Durante a mostra, por meio de painéis, imagens e vídeos, os visitantes podem conferir a história da cerveja desde o surgimento da bebida, na antiga Mesopotâmia, até os dias atuais.

Além de conhecer as etapas da produção da cerveja artesanal, o público tem contato direto com os ingredientes usados no processo, podendo sentir a textura e o aroma dos produtos, além de outras curiosidades da cultura cervejeira.

“O principal objetivo da exposição é apresentar ao público a história da cultura cervejeira no mundo, passando pelo Brasil, Minas Gerais e chegando a Montes Claros. Assim, será possível perceber como a história da cerveja dialoga com o desenvolvimento da humanidade até o seu processo civilizatório, mediando sociabilidades e afetos”, afirma o diretor do Museu Regional, Georgino Jorge Souza Neto.

Com a curadoria do Museu Regional, a exposição inédita conta com a parceria da parceria da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Minas Gerais – Regional Norte/Acerva Norte de Minas e a organização das Cervejarias Mut, Empírica e Casa Nobre.  “A exposição é importante para aumentar o conhecimento da população de nossa região sobre a cultura cervejeira demonstrando sua história, estilos e sua forma de produção”, afirma Alexandre Moura, novo presidente da Acerva Norte Mineira.

Serviço:

Exposição “Da Mesopotâmia ao Sertão: Uma Breve História da Cerveja”

Onde: Museu Regional do Norte de Minas, Rua Coronel Celestino, 75, Centro de Montes Claros

Quando: de 6 a 27 de janeiro de 2024

Entrada: gratuita

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes
Unimontes realiza outorga de grau no campus de Brasília de Minas
Aprovados no Processo Seletivo Vagas Remanescentes – Modalidade Pessoas Idosas 60 anos ou mais deverão fazer matrículas no período de 24 a 26 de julho/2024