A Unimontes receberá nos dias 24 e 25 de novembro o V Encontro Nacional do GT Estudos de Gênero da ANPUH-Brasil, que acontecerá nas modalidades presencial e online. As inscrições podem ser feitas no site oficial. A programação completa e a lista de convidados também já estão disponíveis.

Presencialmente, o evento acontecerá no campus-sede. Em formato virtual, por meio de transmissão no YouTube.

O evento reunirá professores, pesquisadores e estudantes das mais diversas instituições acadêmicas de todas as regiões do Brasil e representantes dos 17 GTs estaduais que compõem o V Encontro Nacional.

Com o tema “Gênero e colonialidade nos 200 anos de Brasil (in)dependente”, o V ENGTEG, tem como proposta reunir participantes em mesas-redondas, conferências, oficinas, simpósios temáticos e intervenções culturais e promover reflexões relativas à História das Mulheres, aos Estudos de Gênero, em suas interseccionalidades, e às epistemologias feministas, debatendo a efeméride do bicentenário da Independência do Brasil e seus significados para a conquista da cidadania plena das mulheres.

A temática perpassa as abordagens historiográficas sobre mulheridades e feminilidades LGBTQIAP+ e que se dedicam a discutir esse amplo período e seus múltiplos contextos.

A organização do evento espera “que este encontro represente a oportunidade de troca entre saberes e experiências diversas e, acima de tudo, um momento de acolhimento em que o amor seja um exercício político”.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes