A Editora Universitária da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) será uma das homenageadas durante a 36ª Reunião Anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). O evento ocorre nesta semana, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na cidade do Rio. Dentro da programação está prevista para quinta-feira, 23/05, às 15h15min, conforme resolução interna, homenagem às editoras que completam 25 ou 50 anos de existência em 2024. A Editora Unimontes, filiada à Abeu, celebra 25 anos desde sua fundação, em 1999. A diretora do órgão, professora Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, participa do evento.

A diretora da Editora Unimontes, professora Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, vai participar do evento. “A homenagem reconhece a trajetória e a importância da Editora Unimontes no cenário regional e nacional. Trata-se de uma editora que está atingindo maturidade no trabalho de edição acadêmica e que tem contribuído muito para que o conhecimento produzido pela Unimontes e seus parceiros chegue cada vez mais longe. Divulgação de conhecimento é um tema estratégico na sociedade da informação e a Unimontes tem acompanhando isso”.

A Editora Unimontes, que funciona no segundo andar do prédio 4, no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros, tem o objetivo de estimular produção e difusão do conhecimento acadêmico, a partir da edição de obras de valor científico e cultural produzidas local, nacional e internacionalmente. Sua política editorial valoriza acesso aberto, popularização da ciência e conhecimento regional, tudo para a composição de um catálogo plural.

Com um Conselho Editorial atuante, a Editora Unimontes publica editais anuais para seleção de obras que, organizadas em catálogo atual e diversificado, sejam vitrine da atividade de pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros, além de interlocução e parceria da Unimontes com outras universidades.

Atualmente, a Editora Unimontes visa expandir a publicação de obras destinadas a cursos de graduação e que popularizam da ciência, em sintonia com a política de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vinculada ao Ministério da Educação.

A 36ª Reunião Anual da Abeu, que é realizada na Casa de Inovação da PUC-Rio, traz o tema “O livro universitário e a divulgação científica: tecnologia e inovação”. Em meio as atividades constam expor livro, conferência, palestras, rodas de conversa, apresentação de trabalhos, Assembleia Geral Ordinária da Abeu, Encontro das Regionais da Abeu e cursos.

Uniopen – Unimontes recebe 3,8 mil alunos do ensino médio
Unimontes criou um novo curso de Cinema e Audiovisual.
Fachada do CEPT Unimontes
Unimontes abre 8 vagas para supervisores de cursos técnicos em diversas cidades
Núcleo de Investigação Socioambiental da Unimontes realiza visitas a comunidades tradicionais do Médio São Francisco junto com ex-vice-procuradora da República, docente da UnB
1° Mostra de Ensino e Extensão da Cultura Africana