“A Unimontes é o maior patrimônio intelectual do Norte de Minas”. O trecho é de um pronunciamento direto e marcante proferido pelo reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, na manhã desta quinta-feira (26), durante sessão especial da Câmara Municipal de Montes Claros em homenagem aos 60 anos da Unimontes.

A sessão especial foi proposta pelo presidente da Câmara de Montes Claros, vereador Cláudio Rodrigues (Claudim), que enfatizou o papel histórico da Unimontes e sua contribuição para o norte de Minas para autoridades, a vice-reitora, professora Ilva Ruas de Abreu, Pró-Reitores, Diretores, Servidores, membros da gestão superior, além de demais convidados que prestigiaram a solenidade especial. O evento foi transmitido pela TV Câmara. A solenidade contou ainda com a intervenção teatral do professor Leonardo Silva, que encenou o emblemático Vaqueiro Catrumano, vinculado ao departamento de Artes da Unimontes.

“Celebrar esta data é uma forma de honrar todos que pensaram, idealizaram, implementaram, construíram e fizeram crescer um grande sonho, um grande projeto, enfim, esta realidade em que se transformou a nossa Universidade ao longo desses 60 anos”, acrescentou o vereador Cláudio Rodrigues (Claudim), egresso do curso de Administração da Unimontes.

VEJA MAIS FOTOS

Fotos: Andrey Librelon / Alex Sezko / Unimontes

Universidade de portas abertas – Representante da bancada do Norte na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado Carlos Pimenta lembrou da época em que circulou pela Universidade como egresso do curso de Medicina, e foi pontual ao afirmar que “a Unimontes é uma das maiores instituições que temos em Minas Gerais e no Brasil”. O deputado lembrou ainda que ainda hoje participa da história da Universidade, ao mencionar o trabalho de outros colegas parlamentares, citando articulações políticas e emendas que culminaram com a formalização do que viria a se tornar a Unimontes.

Vaqueiro Catrumano (Fotos: Andrey Librelon/Unimontes)

Ainda durante o seu discurso, o reitor Antonio Alvimar acrescentou que a Universidade deve ter o compromisso de oportunizar o crescimento de todos, compreendendo o seu papel na sociedade. “A sociedade, por sua vez, precisa entender a universidade. A Unimontes não pode atender apenas uma elite privilegiada. Contudo, precisa dar resposta visando a melhoria de vida das pessoas”,

Para o gestor máximo da Universidade, “a revolução proporcionada pela Unimontes acontece quando ela mantém um hospital universitário que atende uma população de 300 mil pessoas, com um pronto atendimento aberto 24h/dia, e os servidores se dedicam a atender a população gratuitamente 100% SUS. A Universidade é, de fato, um espaço importante. É o lugar da diversidade em que convivemos com pessoas de diferentes opiniões. Recebemos críticas, no entanto, não podemos fazer críticas para obscurecer as virtudes e qualidades das pessoas. Os professores, servidores, devem trabalhar para que a Universidade seja um espaço de luta e de transformação das pessoas. Prefiro enxergar a grandeza da Instituição”, pontuou o reitor.

Ao finalizar seu pronunciamento, o reitor Alvimar lembrou dos ex-reitores, professor Paulo César Gonçalves de Almeida e João dos Reis Canela, presentes na mesa de honra, do crescimento da Universidade, dos deputados e dos fundadores, e destacou o papel crucial do Governo de Estado, que, segundo o reitor, “não tem medido esforços para permitir que a universidade cresça e avance em várias frentes pelo estado.

Ao final da solenidade, a Câmara repassou à gestão da Unimontes uma placa comemorativa pelas seis décadas de história. A placa foi entregue ao reitor e vice-reitora pelas mãos do professor Hermenegildo Giovanonni, vinculado ao departamento de Educação Física da Universidade.

Relacionadas

HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI
HU realiza 1°Simpósio norte-mineiro da criança hospitalizada
Unimontes é destaque em premiação estadual de Economia
Termina amanhã prazo para inscrição em Programas de Residência Multiprofissional
Unimontes recebe certificação da Unesco