A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vive, nesta semana, um momento comemorativo, que envolve todos os professores, servidores e acadêmicos dos campus-sede e dos demais campi e se estende também ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). A instituição completa 56 anos de ensino superior público no Norte de Minas.

Em 24 de maio de 1962, era assinada a Lei Estadual 2.615, que criou a  Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM). Por intermédio da Constituição Estadual, promulgada em 21 de setembro de 1989, a FUNM foi transformada na Universidade Estadual de Montes Claros, autarquia de regime especial do Estado de Minas Gerais.

COMEMORAÇÃO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

O HUCF conta com uma programação especial nesta semana, que, além dos 56 anos da Unimontes, marca a comemoração da Semana da Enfermagem. As atividades começam nesta terça-feira (22), com a palestra sobre o “Combate à Violência Sexual contra as Crianças e Adolescentes”, às 9 horas, no Auditório Sabedoria e Humildade.

Na quinta-feira (24/5), de 8 às 11 horas, será promovido o evento voluntário “Terapia da Beleza”, com cortes de cabelo e de barba, maquiagem e dicas de cuidados com a pele para servidores, pacientes e seus acompanhantes. A atividade acontecerá em uma tenda, no espaço interno do HUCF.

Na sexta-feira (25/5), a partir das 10 horas, será realizado evento comemorativo no Hospital Universitário, com sessão de homenagens, apresentações musicais e performance artística e interativa com a personagem “Safroa Riguilida”, na área de convívio do HUCF. Também está previsto almoço de confraternização com os servidores.

EXPOSIÇÃO DE FOTOS E FESTIVIDADES NO CAMPUS-SEDE

Os 56 anos de ensino superior público serão comemorados pela Unimontes de maneira integrada com os professores e servidores da Universidade. Um acontecimento marcante do 56º aniversário da Unimontes será a exposição fotográfica dos 15 anos – 2002 a 2017 – de atividades do Programa de Assistência Jurídica Itinerante – S.A.J Itinerante, uma das ações extensionistas mais bem-sucedidas da história da Universidade, que envolve professores e acadêmicos do curso de Direito. A mostra será aberta a partir das 10h na sexta-feira (25), no hall da Biblioteca Central Professor Antonio Jorge.

A exposição é organizada pela Pró-Reitoria de Extensão, juntamente com a professora Ionete de Magalhães Souza (docente do curso de Direito e coordenadora do programa no período de 2002 a 2017).

Nas fotos serão destacados os bons resultados do S.A.J Itinerante, que, durante 15 anos, atendeu diretamente cerca de 50 mil pessoas  com a realização de  orientação jurídica, palestras educativas e seminários ao longo de mais de 150 ações do programa em Montes Claros e em outros municípios do Norte de Minas.

A professora Ionete de Magalhães ressalta que a exposição fotográfica também evidencia importantes conquistas do Programa. S. A. J Itinerante ao longo de 15 anos. Uma delas foi o recebimento do Prêmio Proext/2013, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), na modalidade “Direitos Humanos”.

A instituição foi contemplada com R$ 150 mil pela premiação. Seguindo as normas estabelecidas, o montante foi aplicado na estruturação do S.A. J Itinerante, destacando a compra de uma van destinada ao transporte das equipes de professores e alunos envolvidas nas atividades do programa. Também foram adquiridos dois aparelhos de ar-condicionado e uma tenda portátil Parte dos recursos foi usada para outros investimentos na melhoria do programa, incluindo material de secretaria.

Ainda no campus-sede, na sexta-feira (25/5), às 9 horas, no auditório do Prédio 6,  serão realizados um café da manhã especial e  um “momento especial”,  com mensagens do reitor João dos Reis Canela e do vice-reitor Antonio Alvimar Souza. O público será contemplado  com apresentação do professor e músico Igor Coimbra.