Inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira (23), pela internet

Sady Bianchin, de Niterói-RJ

No período de 4 a 12 de outubro, será realizado em Montes Claros o 35º Festival Psiu Poético, iniciativa da  Prefeitura de Montes Claros por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em  parceria com o Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, com o apoio da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Por causa  do distanciamento social, medida preventiva contra a transmissão do Novo Coronavírus (COVID-19), o tradicional festival cultural será promovido pela internet, com atividades nas plataformas digitais e mídias sociais. As inscrições podem ser feitas esta quinta-feira (23/09) pelo site oficial do evento: https://www.psiupoetico.com.br

Como acontece anualmente, o festival homenageará seis poetas que atuam na popularização e no desenvolvimento do fazer poético, na região e no país, entre eles Cyntia Pinheiro, de Montes Claros, Sidneia Simões, de Belo Horizonte, Edson Pereira Lopes, de Buritizeiro/MG, Claudio Willer, de São Paulo/SP, Sady Bianchin, de Niterói/RJ e Wélcio de Toledo, de Brasília/DF.

Pode ser uma imagem de texto que diz "35 PSIU POÉTICO ANTE VERBO"

Conforme explica o coordenador do Psiu Poético, o poeta Aroldo Pereira, todos os homenageados participarão de atividades interativas pelas mídias sociais durante a programação do festival, tais como rodas de conversa e apresentação de poemas e poesias. As biografias dos homenageados também serão exibidas na Biblioteca Municipal, no Centro Cultural Hermes de Paula.

O coordenador ressalta que o Psiu Poético tem o objetivo de celebrar a poesia, promovendo o congraçamento entre escritores e diferentes poetas. Desde a sua primeira edição, em 1987 o festival visa abrir espaços para a ocupação artística, discutindo e apresentando a produção contemporânea a um amplo público formado por estudantes, educadores, leitores, atores, performances, escritores e demais interessados.

Escritor Claudio Willer

Pereira destaca que o Festival ganhou a denominação de “Anteverbo “ por conta da proposta da poesia de mostrar o momento contemporâneo, enfocando também as questões negativas, no sentido de inspirar a reflexão por parte das pessoas. “Também compreendemos o Psiu Poético como uma expressão do modernismo”, afirma o coordenador.

Lançamento de livro

Nesta edição, no dia 8 de outubro, haverá o lançamento do livro “Dourado e Rubro”, do poeta Renilson Durães. Integrante do Grupo “Transa Poética”, ele foi um dos criadores do “Psiu” e publica a sua primeira obra individual. O lançamento acontecerá das 19h às 22h, no Espaço Cultural Georgino Júnior, na Praça da Matriz, no Corredor Cultural.

35º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético – “Anteverbo “
Quando: 4 a 12 de outubro
Inscrições: pelo site https://www.psiupoetico.com.br
Até: 23 de setembro