“Desembarque de Cabral”, tela de Oscar Pereira da Silva, de 1922, é uma das obras relacionadas para a 1ª etapa

As obras indicadas para o Processo de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES), o vestibular seriado da Unimontes, serão abordadas em palestras e debates dentro da programação do Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético, a partir desta terça-feira (8/10) e se estendendo até a quinta-feira (10/10). O festival é a nova denominação do então Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, realizado em Montes Claros há 33 anos.

O evento, iniciado no dia 4, prossegue até sábado (12/10), com poesia, literatura, cinema e outras manifestações culturais e tem a Universidade Estadual de Montes Claros como uma das parceiras. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura de Montes Claros, coordenada pelo poeta Aroldo Pereira.

Serão discutidas no Psiu Poético as obras da 1ª, 2ª e 3ª etapas do PAES/Unimontes, no auditório Cândido Canela, no Centro Cultural Hermes de Paula, sempre às 15 horas.

O ciclo de palestras e debates começa nesta terça-feira, com abordagem das obras da 1ª etapa: “Ubirajara”, de José de Alencar; “História da Província de Santa Cruz”, de Pero de Magalhães Gândavo; “O Guarani”, de Norma Benguel; “Desembarque de Cabral”, de Oscar Pereira da Silva e “Seleção de Obras Poéticas”, de Gregório de Matos. As palestras serão apresentadas por Marina Couto, Auri Tiago e Rennê Flávio Lopes Santos. Também serão realizadas intervenções poéticas por Hérryton Machado Barbosa, Emanuelly Gonçalves e Reh Freitas.

Nesta quarta-feira (9/10), serão debatidas as obras do PAES/segunda etapa: “Dom Casmurro”, de Machado de Assis; “São Bernardo”, de Graciliano Ramos; “Lira dos Vinte Anos”, de Álvares de Azevedo; “Faltando um Pedaço”, de Djavan; e “Arrufos”, de Belmiro de Almeida. Os palestrantes serão Márcio Morais e Haroldo Prates. Haverá intervenções poéticas Karla Celene Campos, Gilberto Medeiros e Dóris Araújo.

Na quinta-feira (10/10), serão realizadas as palestras sobre as obras da 3ª etapa do PAES: “O Mulo”, de Darcy Ribeiro; “A teus pés”, de Ana Cristina César; “Tecnopoesia”, de Antônio Miranda, “Cadernos Negros – Volume 40 – “Contos Afro-Brasileiros”; “Priapo de Ébano”, de Amelina Chaves; e “Diversidade”, de Lenine. As produções serão abordadas pelos palestrantes Pablo Diassi, Rose Daine, Viviane do Vale, Ane Brasilinha e Luciane Mota. Estão previstas intervenções poéticas por Mel Oliva, Enzo Teixeira e Santinha Teixeira.

ESPETÁCULO “PIANÍSSIMO” – Ainda dentro da programação do Festival Psiu Poético, no sábado (12/10), às 10 horas, no Centro Cultural, será apresentado o espetáculo de teatro infantil “Pianíssimo – A História de um Piano Encantado”. A montagem é dirigida pela professora Mirian Valderez, do curso de Artes/Teatro da Unimontes.

O Psiu Poético é o maior salão de poesias do Brasil. O coordenador do evento, Aroldo Pereira destaca que, na 33ª edição, o Psiu reúne cerca de 800 poemas e poesias, enviados por escritores de todo o País. Além da exposição de poesias e poemas no Centro Cultural, o evento conta com lançamento e exibições de filmes (curtas e longas) no “Psiu Cinema”, lançamentos de livros e performances musicais. O festival levará a arte e cultura a diferentes espaços da cidade, com acesso gratuito.

HOMENAGEADOS – Durante o Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético 2019 são homenageados seis nomes da poesia e do cinema nacional: Olívia Ikeda, poeta pernambucana; João Diniz, poeta, arquiteto e músico; Luciana Martins, poeta e escritora maranhense; Jairo Fará, escritor, cineasta e professor; Rosani Abou Adal, paulistana, poeta, jornalista e editora, além do cineasta, ator e produtor cultural montes-clarense Paulo Henrique Veloso Souto.

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro
Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária