Inclusão social é um dos destaques da competição

Foi realizada sábado (25/9), a etapa final do 2º Campeonato Virtual de Pipas/Unimontes. A atividade aconteceu no campo de futebol  do Centro Esportivo Universitário (CEU), no campus-sede da Unimontes, com a premiação de 30 pipas, em diferentes categorias. Os vencedores receberam telefones celulares e minicaixas de som.

O projeto foi  viabilizado a partir de ação conjunta entre a Unimontes, por meio da  Pró-Reitoria de Extensão, o Conselho de Veneráveis do Norte de Minas (Convenorte) e as lojas maçônicas Vigilantes do Norte e Arlindo dos Santos, com o apoio da Delegacia da Receita Federal em Montes Claros, da Intertv Grande Minas e de outros parceiros.

O 2º Campeonato Virtual de Pipas/Unimontes contou 510 participantes de municípios de diversas regiões de Minas Gerais, de Goiás e do Piauí. Participaram da etapa final (presencial)  80 candidatos, após o processo de seleção pelo sistema virtual e seletivas (presenciais) nas cidades de Cristália, Botumirim, Janaúba e Mirabela (Norte de Minas) e em São Francisco do Piauí (PI).

“O torneio de pipas superou todas as expectativas, com crescimento expressivo de participantes”, afirma o coordenador de Apoio ao Estudante, Gilson José Fróes, da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes, responsável pela organização do evento. Ele ressalta que a competição tem como destaque a inclusão social. “Prova disso foi termos premiado um participante cadeirante. Tivemos a participação de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Além disso, desde a primeira edição, não há limite de idade para a participação no campeonato”.

O coordenador lembra ainda que o Campeonato é um projeto social, criado durante a pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), com objetivo de melhorar a relação entre as pessoas, de maneira lúdica, diante do isolamento social, medida preventiva contra a transmissão do Novo Coronavírus. “A proposta é incentivar a interação na família, unindo pais e filhos”. Por outro lado, observa Gilson Fróes, as escolas participantes da competição podem trabalhar vários conteúdos na confecção das pipas, nas áreas de física, matemática, português, geografia, artes e cultura.

Como foi a premiação dos  vencedores

A final do  2º Campeonato de Pipas/Unimontes contou com as presenças de diversas autoridades e representantes das entidades parceiras. Participaram do evento o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, o presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, Claudio Rodrigues (Claudim), o delegado regional da Receita Federal em Montes Claros, Filipe Araújo Florêncio, e os representantes da Maçonaria, o grão-mestre geral do Grande Oriente do Brasil (GOB), Múcio Bonifácio, e o grão-mestre do Grande Oriente do Brasil  em Minas Gerais, Clésio Galvão.

Os vencedores foram contemplados com telefones celulares e minicaixas de som, doados pela Delegacia da Receita Federal em Montes Claros. Foram premiados os ganhadores nas categorias “Maior pipa”, “Menor pipa”, “Engenhosidade”, “Beleza”, “Material reciclável” e “Melhor  frase”.

Alem disso, foram premiados os participantes das cidades de São Francisco do Piauí (2), Formosa/GO (2), São João da Ponte/MG(2) e Alvinopólis/MG (1).  Também foram premiadas cinco escolas como destaques do campeonato de pipas.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito