Inclusão social é um dos destaques da competição

Foi realizada sábado (25/9), a etapa final do 2º Campeonato Virtual de Pipas/Unimontes. A atividade aconteceu no campo de futebol  do Centro Esportivo Universitário (CEU), no campus-sede da Unimontes, com a premiação de 30 pipas, em diferentes categorias. Os vencedores receberam telefones celulares e minicaixas de som.

O projeto foi  viabilizado a partir de ação conjunta entre a Unimontes, por meio da  Pró-Reitoria de Extensão, o Conselho de Veneráveis do Norte de Minas (Convenorte) e as lojas maçônicas Vigilantes do Norte e Arlindo dos Santos, com o apoio da Delegacia da Receita Federal em Montes Claros, da Intertv Grande Minas e de outros parceiros.

O 2º Campeonato Virtual de Pipas/Unimontes contou 510 participantes de municípios de diversas regiões de Minas Gerais, de Goiás e do Piauí. Participaram da etapa final (presencial)  80 candidatos, após o processo de seleção pelo sistema virtual e seletivas (presenciais) nas cidades de Cristália, Botumirim, Janaúba e Mirabela (Norte de Minas) e em São Francisco do Piauí (PI). 

“O torneio de pipas superou todas as expectativas, com crescimento expressivo de participantes”, afirma o coordenador de Apoio ao Estudante, Gilson José Fróes, da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes, responsável pela organização do evento. Ele ressalta que a competição tem como destaque a inclusão social. “Prova disso foi termos premiado um participante cadeirante. Tivemos a participação de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Além disso, desde a primeira edição, não há limite de idade para a participação no campeonato”.

O coordenador lembra ainda que o Campeonato é um projeto social, criado durante a pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), com objetivo de melhorar a relação entre as pessoas, de maneira lúdica, diante do isolamento social, medida preventiva contra a transmissão do Novo Coronavírus. “A proposta é incentivar a interação na família, unindo pais e filhos”. Por outro lado, observa Gilson Fróes, as escolas participantes da competição podem trabalhar vários conteúdos na confecção das pipas, nas áreas de física, matemática, português, geografia, artes e cultura.

Como foi a premiação dos  vencedores

A final do  2º Campeonato de Pipas/Unimontes contou com as presenças de diversas autoridades e representantes das entidades parceiras. Participaram do evento o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, o presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, Claudio Rodrigues (Claudim), o delegado regional da Receita Federal em Montes Claros, Filipe Araújo Florêncio, e os representantes da Maçonaria, o grão-mestre geral do Grande Oriente do Brasil (GOB), Múcio Bonifácio, e o grão-mestre do Grande Oriente do Brasil  em Minas Gerais, Clésio Galvão.

Os vencedores foram contemplados com telefones celulares e minicaixas de som, doados pela Delegacia da Receita Federal em Montes Claros. Foram premiados os ganhadores nas categorias “Maior pipa”, “Menor pipa”, “Engenhosidade”, “Beleza”, “Material reciclável” e “Melhor  frase”.

Alem disso, foram premiados os participantes das cidades de São Francisco do Piauí (2), Formosa/GO (2), São João da Ponte/MG(2) e Alvinopólis/MG (1).  Também foram premiadas cinco escolas como destaques do campeonato de pipas.

Relacionadas

HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI
HU realiza 1°Simpósio norte-mineiro da criança hospitalizada
Unimontes é destaque em premiação estadual de Economia
Termina amanhã prazo para inscrição em Programas de Residência Multiprofissional
Unimontes recebe certificação da Unesco