A Câmara de Vereadores de Montes Claros realizará na próxima quinta-feira (15/12), às 18h30min, o lançamento de um livro que conta a trajetória ao longo de 190 anos. A obra é intitulada “Histórias e Memórias da Câmara Municipal de Montes Claros – 1832 a 2022”.
Na oportunidade, a Câmara Municipal realizará também a solenidade de outorga dos títulos de Cidadão Honorário de Honorário de Montes Claros aos professores Laurindo Mékie Pereira e Filomena Luciene Cordeiro Reis, do Departamento de História da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Eles são colaboradores no trabalho de pesquisa que resultou na elaboração do livro.
Haverá ainda a entrega da placa de Mérito Cultural Cândido Canela ao artista plástico e cartunista Márcio Leite, também colaborador do livro sobre a história do Legislativo Municipal de Montes Claros.
A solenidade faz parte da programação especial de comemoração dos 190 anos de instalação da Câmara Municipal de Montes Claros, ocorrida em 16 de outubro de 1832. As atividades foram iniciadas quarta-feira (7/12) e vão até sexta-feira (16/12).
O que reúne o livro
Organizado pelo Arquivo Público Ivan José Lopes com a colaboração dos Laurindo Mékie Pereira e Filomena Luciene Cordeiro Reis, o livro “Histórias e Memórias da Câmara Municipal de Montes Claros – 1832 a 2022 – “ traz informações compiladas das atas da Casa Legislativa de obras bibliográficas de pesquisadores e outras fontes de memorialistas da cidade.
“Com a edição do livro, o Poder Legislativo reforça sua posição de guardião da história e da memória local e regional, disponibilizando para o cidadão mais uma ferramenta de pesquisa, a partir das legislaturas da Câmara Municipal”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, Cláudio Rodrigues (Claudim).
História
Em 16 de outubro de 1832, ocorreu a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros, tendo o Coronel José Pinheiro Neves como presidente e também o primeiro agente executivo, cargo equivalente ao de prefeito municipal.
A data comemorativa de aniversário da Câmara no dia 16 de dezembro foi instituída pela Resolução de nº 13, de 08 de maio de 2003, alusiva ao ano de 1947, quando ocorreu a primeira sessão após o período em que a Câmara ficou fechada, durante o governo do Presidente Getúlio Vargas.