Tema em debate: “A Infectologia e seus desafios para a Enfermagem”

Na manhã de quinta-feira (11/05), foi iniciada XVII Mostra Científica de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que prossegue ao longo desta sexta-feira (12/05), com mais de 500 participantes, entre profissionais da área, professores e estudantes dos cursos da área de saúde, no Espaço de Eventos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Montes Claros. A cerimônia de abertura foi presidida pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, contou com a presença da secretária municipal de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta; e de outras autoridades e convidados.

Organizado pela coordenação do curso de Enfermagem da Unimontes, o evento tem como tema central “A Infectologia e seus desafios para a Enfermagem”, com palestras, minicursos e apresentação de trabalhos científicos.

Na oportunidade, o professor Wagner de Paulo Santiago enalteceu o trabalho dos organizadores da Mostra Científica pelo sucesso da iniciativa e pelos avanços na área.  “Quero cumprimentar a coordenação do curso de Enfermagem pelo exemplo de dedicação dos alunos e professores comprometidos com a qualidade do ensino e com a melhoria da assistência à saúde. Parabéns a todos por levar o nome da nossa Universidade tão longe e manter a avaliação do curso de enfermagem sempre com nota máxima”, afirmou.

Ele salientou que a Universidade enfrenta desafios, mas que estão sendo superados com a participação e o esforço de todos os seus professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos, contando também com o apoio das lideranças da comunidade e do Governo do Estado.

O reitor anunciou que o objetivo da atual gestão superior da Unimontes é projetar e implementar obras que venham atender as demandas da comunidade acadêmica, entre elas está uma nova sede para o Centro de Ciências Biológicas da Saúde (CCBS). Ele informou que outra meta é retomar e concluir as obras do  Teatro da Unimontes (no campus-sede).

A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Raquel Gusmão Soares, destacou que a XVII Mostra Científica da Enfermagem (que ela também coordena) tem grande relevância para a formação dos profissionais da área, proporcionando outros avanços.  “Eu acredito que daqui saíram projetos de ensino, pesquisa e extensão, trabalhos de conclusão de curso (TCCs), teses, e inovações tecnológicas”, disse.

A Secretária Municipal de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta Gonçalves, enalteceu a atuação da Universidade na área da saúde. Ela agradeceu o apoio que a instituição ofereceu à Municipalidade no enfrentamento da pandemia da COVID-19.  “A Unimontes é uma grande parceira e está nos auxiliando na implantação de um centro colaborador para a realização de vários exames que eram centralizados em Belo Horizonte”, assegurou.

PALESTRA DE ABERTURA

A palestra de abertura da XVII Mostra Científica da Enfermagem, que teve como tema “Processamento de dispositivos Médicos”, foi proferida pela professora Kazuko Uchikawa Graziano, mestre e doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) e que concluiu pós-doutorado em Leicester (Inglaterra). A moderadora foi a professora Raquel Gusmão Soares, que é mestre em Mestre em Ciências da Saúde pela Unimontes.

PRESENÇAS

Além do reitor e da secretária municipal de Saúde, a abertura da XVII Mostra Científica de Enfermagem contou com as presenças dos pró-reitores de Extensão (professor Rogério Othon Teixeira Alves) e de Ensino (professora Ivana Ferrante Rebello; da diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professora Cássia Pérola dos Anjos Braga Pires; do diretor do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), Otávio Henrique Oliveira Macedo. E ainda, da pró-reitora de Pesquisa, professora Maria das Dores Magalhães Veloso; pró-reitora adjunta de Pesquisa e  professora Beatriz Rezende Marinho da Silveira; da diretora de Enfermagem do Hospital Universitário Clemente de Faria,  enfermeira Suelen Santos Ferreira; do diretor de Desenvolvimento Acadêmico do HU Unimontes, professor Henrique Andrade Barbosa da chefe do Departamento de Enfermagem da Unimontes, professora Daniella Souto Fernandes; do conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (COREN-MG), Farley Sindeaux; da coordenadora de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS), Agna Soares Silva Menezes;

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025