“Educações em Darcy Ribeiro nas (in)dependências do Brasil” será o tema abordado na 13ª edição do Congresso Nacional de Pesquisa em Educação (Coped), de 6 a 9 de junho, na Unimontes. O evento acontece de maneira híbrida, com atividades online e presenciais.

O objetivo é possibilitar diálogos e intercâmbios sobre o pensamento e as contribuições do antropólogo Darcy Ribeiro, relacionando-as ao movimento educacional brasileiro, nos 200 anos de (in)dependência do Brasil.

Criado em 2009, o Coped tem mobilizado a comunidade acadêmica e da Educação Básica para se tornar o espaço para a socialização de pesquisas e a promoção de intercâmbio acadêmico-científico com outros centros de pesquisa do estado e do país. Hoje, o evento se consolidou como um espaço de reflexões, discussões e olhares sobre a pesquisa em educação e a formação de professores e pesquisadores.

A programação completa do Coped está disponível em https://doity.com.br/xiii-congresso-nacional-de-pesquisa-em-educacao.

XIII Coped – Na programação constam conferência, mesa redonda, palestras, comunicação científica, lançamento de livros e minicursos. No dia 6 de junto, às 19h, está prevista a conferência de abertura com a palestra dos professores Roberto Leher (UFRJ) e professora Francely Aparecida Dos Santos (Unimontes), que abordarão o tema “Tributo a Darcy Ribeiro: a educação que queremos”.

“Esperamos construir um amplo espaço de debates críticos sobre a pesquisa e a educação no país, assim como intercambiar ideias, experiências, ampliar conhecimentos e discutir alternativas de atuação sócio-política-educacional para os que se ocupam da educação”, destacam os organizadores.

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro
Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária