A importância do apoio às práticas esportivas e valorização do esporte como instrumento de divulgação da cidade, bem como o incentivo ao esforço de atletas, técnicos e dirigentes, foram os destaques na solenidade de entrega do XI Troféu Bola Cheia/Unimontes, realizada na noite dessa terça-feira (09/04). A Universidade Estadual de Montes Claros foi uma das promotoras do prêmio, conferido aos melhores do esporte em 2012 no município e na região.

O evento realizado no salão de eventos da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) reuniu mil pessoas. Uma das presenças foi do presidente do Atlético, Alexandre Kalil, convidado especial. Foram agraciados 69 destaques, entre atletas, técnicos e árbitros de 22 modalidades, além de homenagens de caráter histórico/social e ao esporte paraolímpico. Entre os destaques, o lutador de jiu jitsu Júlio César Oliveira (campeão mundial/2012) recebeu o prêmio de “Atleta do Ano”, escolhido por enquete popular.

Juntamente com Kalil receberam homenagens especiais os jornalistas Maíra Lemos (Rede Globo Minas) e Júnior Brasil (Rádio Itatiaia). O conselheiro e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Wanderley Ávila – também conselheiro Grande Benemérito do Atlético –, foi homenageado como “Norte-mineiro de Projeção”. A promoção contou com as presenças do prefeito Ruy Muniz e do vice-prefeito José Vicente Medeiros; vereadores, secretários municipais, representantes de entidades de classe e outras autoridades civis e militares.

Valor ao espírito esportivo – A pró-reitora de Extensão Marina Ribeiro Queiroz representou o reitor João dos Reis Canela e destacou a importância do Troféu Bola Cheia/Unimontes, criado em 2003 em memória de Marcelino Paz Nascimento, jogador de Montes Claros que defendeu o Atlético e Flamengo na década de 1960. A professora Marina salientou que, com o apoio à iniciativa, coordenada pelo ex-jogador de futebol Denarte D`Ávila, a Unimontes incentiva as práticas esportivas e valoriza os atletas.

“Em nome do reitor João Canela e de toda universidade abraçamos a todos os homenageados como exemplos de dedicação ao esporte”, afirmou Marina Queiroz.

O conselheiro e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Wanderley Ávila, também ressaltou o valor do troféu e a relevância do trabalho da Unimontes, na qual se formou em Direito em 1981. “Sinto orgulho de ser oriundo de um dos melhores cursos de Direito do País. Confesso a minha gratidão à Unimontes”, declarou o conselheiro do TCE.

Durante a solenidade, o prefeito Ruy Muniz disse que a prefeitura implementa ações para apoiar o esporte e anunciou a retomada das obras da construção do estádio municipal – “Mocão”. “Na verdade, não será apenas um estádio, mas uma vila olímpica”, assegurou Muniz. Ele informou que a primeira etapa da obra, com capacidade para 12 mil pessoas, será entregue em 3 de julho de 2014.

Ao receber a homenagem especial, o jornalista Júnior Brasil destacou a importância do apoio e do estímulo ao esporte por parte do Poder Público. “É preciso o apoio aos times de futebol e que o vôlei possa voltar como forma de divulgação da cidade”, assinalou. Por sua vez, a jornalista Maíra Lemos disse que ficou emocionada com a homenagem. “Este o primeiro troféu da minha carreira”, declarou.

O presidente do Atlético, Alexandre Kalil, foi homenageado em um clima de festa, com a exibição de um vídeo ao som do hino do clube. Ele agradeceu a receptividade que teve na cidade e salientou que, além de construir estádios e outras obras físicas, o Poder Público deve sempre apoiar o esporte, especialmente. “O estádio é necessário. No entanto, o mais importante é o apoio ao esporte, que aquece o coração humano, coisa que o concreto não faz”, assegurou Kalil.

Atleta do ano – Ao final do evento, foi anunciada a escolha do lutador de jiu jitsu Júlio César Oliveira, o “Julião”, como atleta do ano. Ele foi eleito por voto popular, através de uma enquete da Intertv Grande Minas, também apoiadora do evento. “Julião” foi eleito com 62,17% dos votos, superando Renata Furletti (squash – 28,36%) e Gessiane Araújo (basquete – 9,47%).

“Estou muito emocionado e feliz. Este prêmio é um reconhecimento do povo de Montes Claros ao meu esforço e à minha dedicação. Vou continuar trabalhando para divulgar ainda mais o esporte e a nossa cidade em todos os lugares onde participo das competições”, afirmou Júlio César, recentemente pai de trigêmeos aos 47 anos e que começou a lutar ainda criança, aos 8 anos.

Ele é dono de um currículo invejável. Coleciona os títulos de campeão carioca (2003) sul-americano (2006); campeão brasileiro de equipes (2008). Em 2012, foi campeão mundial e terceiro colocado no Campeonato Pan-Americano de jiu jitsu.