O prazo para submissão de trabalhos ao X Simpósio de Ecologia e Sustentabilidade (SIES) encerra-se na próxima segunda-feira (18/08). As inscrições para participação geral poderão ser realizadas até 31 de agosto. Interessados devem se inscrever e/ou submeter textos pelo link: X Simpósio de Ecologia e Sustentabilidade divulga prazo para inscrições e submissões de trabalho
O prazo de submissão de trabalhos para o X Simpósio de Ecologia e Sustentabilidade (SIES) termina na próxima segunda-feira (18/08), enquanto a participação geral será aceita até 31 de agosto. Os interessados devem se inscrever ou inscrever textos pelo link https://www.even3.com.br/x-sies-pluriversidade-cerratense-resistencia-empreendedorismo-e-fauna-silvestre-no-norte-de-minas-gerais-606820/.
Organizado por acadêmicos e professores do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais (PPG-BURN) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o evento vai ocorrer entre os dias 02 e 05 de setembro, no Auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), que funciona no Prédio 6 do campus-sede. Neste ano, o tema é “Pluriversidade cerratense: resistências, empreendedorismo e fauna silvestre no Norte de Minas Gerais”.
SIES
O SIES é iniciativa anual do PPG-BURN que visa produzir resultados voltados à solução de problemas e demandas da sociedade, especialmente os que envolvem Conservação, Diversidade Biológica, Bioprospecção e Uso Sustentável dos Recursos Naturais.
O foco em 2025 é a diversidade do Cerrado, principalmente no Norte de Minas, onde o bioma abriga diversidade natural e cultural singular. Trata-se de território que enfrenta desafios intensificados por cenário global de mudanças climáticas, onde as transformações ambientais, sociais e econômicas moldam, muitas vezes de forma irreversível, a biodiversidade e os modos de vida.
Objetivo
O X SIES tem como objetivo integrar profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, comunidades tradicionais e organizações não governamentais (ONGs) que atuam nas mais diversas linhas de pesquisa da ecologia e biodiversidade no Brasil e no mundo. Nesse contexto é que está a meta de criar um fórum de debates para discutir assuntos urgentes relacionados a resistências territoriais, empreendedorismo e fauna silvestre na região. A programação inclui palestras, mesas-redondas, minicursos, concurso de fotografia e feira ecológica.
Palestrantes
Entre os palestrantes constam a professora Rosy Mary dos Santos Isaias, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e que possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado em Ciências (Botânica) e doutorado em Ciências (Botânica); Ytxaha Pankararu Braz, mestre em Desenvolvimento Sustentável, tecnóloga em Gestão Ambiental, professora da Educação Básica e colaboradora em projetos que envolvem plantas medicinais e arte-educação; e Luciana Cobra, formada em Turismo e pós-graduada em Economia e Gestão Empresarial, hoje está na Coordenação de Campo do Instituto Rede Terra, onde atua com pesquisa e análise de competitividade e inteligência turística, relação com comunidades tradicionais do território e assessoria técnica na comercialização de produtos associados ao turismo.
