O prazo para submissão de trabalhos ao X Simpósio de Ecologia e Sustentabilidade (SIES) encerra-se na próxima segunda-feira (18/08). As inscrições para participação geral poderão ser realizadas até 31 de agosto. Interessados devem se inscrever e/ou submeter textos pelo link: X Simpósio de Ecologia e Sustentabilidade divulga prazo para inscrições e submissões de trabalho

O prazo de submissão de trabalhos para o X Simpósio de Ecologia e Sustentabilidade (SIES) termina na próxima segunda-feira (18/08), enquanto a participação geral será aceita até 31 de agosto. Os interessados devem se inscrever ou inscrever textos pelo link https://www.even3.com.br/x-sies-pluriversidade-cerratense-resistencia-empreendedorismo-e-fauna-silvestre-no-norte-de-minas-gerais-606820/.

Organizado por acadêmicos e professores do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais (PPG-BURN) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o evento vai ocorrer entre os dias 02 e 05 de setembro, no Auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), que funciona no Prédio 6 do campus-sede. Neste ano, o tema é “Pluriversidade cerratense: resistências, empreendedorismo e fauna silvestre no Norte de Minas Gerais”.

SIES

O SIES é iniciativa anual do PPG-BURN que visa produzir resultados voltados à solução de problemas e demandas da sociedade, especialmente os que envolvem Conservação, Diversidade Biológica, Bioprospecção e Uso Sustentável dos Recursos Naturais. 

O foco em 2025 é a diversidade do Cerrado, principalmente no Norte de Minas, onde o bioma abriga diversidade natural e cultural singular. Trata-se de território que enfrenta desafios intensificados por cenário global de mudanças climáticas, onde as transformações ambientais, sociais e econômicas moldam, muitas vezes de forma irreversível, a biodiversidade e os modos de vida.

Objetivo

O X SIES tem como objetivo integrar profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, comunidades tradicionais e organizações não governamentais (ONGs) que atuam nas mais diversas linhas de pesquisa da ecologia e biodiversidade no Brasil e no mundo. Nesse contexto é que está a meta de criar um fórum de debates para discutir assuntos urgentes relacionados a resistências territoriais, empreendedorismo e fauna silvestre na região. A programação inclui palestras, mesas-redondas, minicursos, concurso de fotografia e feira ecológica.

Palestrantes

Entre os palestrantes constam a professora Rosy Mary dos Santos Isaias, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e que possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado em Ciências (Botânica) e doutorado em Ciências (Botânica); Ytxaha Pankararu Braz, mestre em Desenvolvimento Sustentável, tecnóloga em Gestão Ambiental, professora da Educação Básica e colaboradora em projetos que envolvem plantas medicinais e arte-educação; e Luciana Cobra, formada em Turismo e pós-graduada em Economia e Gestão Empresarial, hoje está na Coordenação de Campo do Instituto Rede Terra, onde atua com pesquisa e análise de competitividade e inteligência turística, relação com comunidades tradicionais do território e assessoria técnica na comercialização de produtos associados ao turismo.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes