Professores, acadêmicos, pesquisadores e profissionais com trabalhos na área de meio ambiente discutem, a partir desta quarta-feira (26/11), as “Crises Contemporâneas e Recursos Hídricos”, tema principal do X Encontro Regional da Geografiada Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A promoção é do departamento de Geociências, que realiza o evento científico a cada dois anos, com a finalidade de reunir a comunidade geográfica – local e regional e de outras comunidades e instituições brasileiras – para debater temas sobre a realidade socioeconômica, ambiental, cultural e do ensino da Geografia na região Norte de Minas.

A proposta é valorizar as experiências de pesquisadores e acadêmicos (graduação e mestrado em Geografia) e, ao mesmo tempo, atualizar conhecimentos e colaborar com ações de sustentação para os desafios ambientais da região.

Entre os conferencistas convidados está o professor e pesquisador Luiz Carlos Baldicero Molion, também meteorologista brasileiro da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), PhD em Meteorologia e pós-doutor em Hidrologia de Florestas, além de ser representante dos países da América do Sul na Comissão de Climatologia da Organização Mundial de Meteorologia (WMO, em inglês).

SAIBA MAIS

O pesquisador é defensor da polêmica tese de que o homem e suas emissões na atmosfera são incapazes de causar um aquecimento global. O professor Luiz Carlos Molion tem mais de 30 artigos publicados em revistas e livros estrangeiros e mais de 80 artigos em revistas nacionais e congressos, sendo a maioria absoluta publicada a partir do ano de 1995, em particular sobre impactos do desmatamento da Amazônia no clima, climatologia e hidrologia da Amazônia, causas e previsibilidade das secas do Nordeste, mudanças climáticas globais e regionais, camada de ozônio e fontes de energias renováveis.

“A conferência do pesquisador será sobre “Aquecimento Global e Recursos Hídricos: convivendo com a escassez” marcada para a quinta-feira, às 20h, no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6).

Outra conferência do evento será com o professor Alexandre Magno Alves Diniz, da PUC-Minas. Ele abordará sobre “Crises Contemporâneas: a criminalidade em evidência”. Será nesta quarta-feira, às 19h30, no auditório do prédio 2.

X Encontro Regional de Geografia
Promoção: Departamento de Geociências