Os municípios de Urucuia e Juvenília, no Norte de Minas, integram o atual roteiro dos acadêmicos e professores participantes do projeto Unimontes Solidária. As atividades tiveram início no último dia 16 e prosseguem até esta segunda-feira (25), nas sedes urbanas e em distritos da zona rural, com atendimentos nas áreas de educação, saúde, cidadania, direito, bem-estar, meio ambiente, cultura, esporte e lazer.

A meta da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), da Pró-Reitoria de Extensão, é de atender até 10 mil pessoas, assim como aconteceu nos dois primeiros roteiros em Coração de Jesus e Campo Azul, entre os dias 4 e 13 deste mês. A InterTv Grande Minas, afiliada da Rede Globo para o Norte e Noroeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, é parceira da Unimontes da iniciativa.

Na última terça-feira (19), o reitor João dos Reis Canela presidiu a solenidade oficial de abertura do projeto em Urucuia, município de 13 mil habitantes e que possui o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,675, ainda abaixo da média do restante do Estado (0,8). O evento contou com as presenças do prefeito José Anchieta e de autoridades locais.

“ESPÍRITO VOLUNTÁRIO”

“Através do projeto Unimontes Solidária e de outras iniciativas similares, a Universidade Estadual de Montes Claros cumpre o seu papel de integração regional”, observou o reitor, ao destacar “o espírito voluntário dos estudantes no cumprimento das ações inclusivas em Urucuia e em outras cidades do Norte, Noroeste, Mucuri e Jequitinhonha”.

Naquele município, as atividades estão concentradas na praça central e distritos: Vila da Cruz, Vereda Grande e Mutuca. Reúnem 36 acadêmicos de cursos ministrados no campus-sede e nos campi de Brasília de Minas e Janaúba, além de oito alunos dos cursos de Pedagogia, Letras/Português e Artes Visuais em educação a distancia, que são ministrados pelo polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unimontes) em Urucuia.

TERCEIRA IDADE – Neste sábado (23), de 13 às 19 horas, haverá um atendimento especial aos moradores da terceira idade, com tendas e quiosques na Escola Estadual Policarpo Ramos, no centro da cidade. Entre as demandas, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e medição de Índice de Massa Corporal, orientação sobre aposentadorias e pensões, palestras sobre diabetes, hipertensão, alimentação e exames preventivos de colo de útero, mama e próstata.

JUVENÍLIA

Paralelamente, outros 35 acadêmicos estão em Juvenília, onde atendem a população de 7,2 mil habitantes (IDH – 0,625). As ações acontecem na praça principal e na zona rural. Nesta quinta-feira (21), no distrito de Monte Rei, por exemplo, foram instaladas tendas para o atendimento por segmentos. Às 19 horas, acontecerá show cultural com o grupo Parafolclórico Saruê, da Unimontes, cantora Talita Gomes e artistas locais.