Mais de 3,3 mil atendimentos foram realizados pela Universidade Estadual de Montes Claros durante o projeto “Unir-Montes” desenvolvido nessa segunda-feira (23), durante todo o dia, na Praça da Escola Estadual Pio XII, em Januária. Alunos do ensino fundamental e médio daquele educandário foram beneficiados, assim como seus pais e familiares e a comunidade. A programação integrou as comemorações oficiais no município dos 50 anos de existência da universidade.

Executado pela Pró-Reitoria de Extensão, através da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), o “Unir-Montes” tem suas ações nas áreas de educação, social, saúde, esporte, lazer, cultura, justiça e arte inspiradas no projeto “Unimontes Solidária”, realizado há dez anos pela instituição. Assim, permite aos acadêmicos desde os períodos iniciais a reverterem o conhecimento adquirido em seus cursos na forma de ações extensionistas para a comunidade em geral, voluntariamente.

MOBILIZAÇÃO NO CAMPUS

Na experiência desta semana, o diferencial em relação às demais edições do projeto “Unir-Montes” foi a participação maciça de acadêmicos do próprio campus de Januária. Cerca de 200 alunos dos cursos de Letras/Português, Letras/Inglês, Pedagogia e Educação Física uniram-se aos 40 voluntários do campus-sede que se deslocaram até a cidade ribeirinha para a realização da ação.

Ação coletiva na Praça - Unir-MontesAlunas do 3º período do curso de Letras/Inglês em Januária, Samara Rosa da Silva, Pâmela Pereira e Franciely dos Santos tiveram a primeira experiência em um dos grandes projetos de extensão da Unimontes. Até então, segundo Franciely, participaram de ações isoladas em duas escolas daquela cidade, sendo uma delas numa unidade de acolhimento às crianças órfãs.

“O que mais me impressiona é o dinamismo das atividades, até porque ainda estamos numa etapa do curso com somente aulas teóricas. Esse projeto nos permite antecipar as experiências de convívio e de ensino para as crianças”, analisa Samara, que saiu da cidade de Luislândia, a 136 quilômetros de Januária, para estudar ali.

Durante o “Unir-Montes” a turma de Letras/Inglês, formada por 24 acadêmicos do 3º período e outros seis do 4º período, promoveu atividades lúdicas com crianças entre 6 e 10 anos para conhecimento do idioma estrangeiro. “Eles participam de oficinas na identificação das cores e dos números, com tudo sendo falado em inglês”, explicou Pâmela Pereira, cuja família é de São João da Ponte, também no Norte de Minas, e que se mudou para Januária (distante 97 quilômetros) há pouco mais de um ano para cursar o ensino superior.

Maria Eduarda, Cibelle e a aula de caratê

“Excelente iniciativa da Unimontes para a comunidade de Januária, principalmente por beneficiar as crianças e afastá-las dos riscos sociais”, avalia a professora Maria Genice Santana, professora do ensino fundamental na Escola Estadual Pio XII. Para ela, “esse trabalho solidário deve servir de incentivo para outras ações da própria universidade naquele município”.

LER, ESCREVER E TAMBÉM BRINCAR

Genice CarlosAos 7 anos, Cibelle de Assis Silva, aluna da 2ª série na Escola Pio XII, participou de todas as atividades durante à tarde. “Gosto muito de ler e escrever, mas criança também tem que correr e brincar”, disse a estudante, que elegeu a cama elástica como a mais animada atividade. Maria Eduarda Oliveira Abreu, colega de sala de Cibelle e com a mesma idade, considerou importante fazer atividades físicas. “Os “tios” (alunos de Educação Física que coordenaram as gincanas) são muito legais e só estão fazendo coisas que a gente gosta”, disse. A aluna garante “que vai estudar muito para se tornar médica e cuidar só de crianças”.

Mãe da pequena Bianca, aluna de seis anos da Escola Pio XII, Genice Carlos dos Santos fez questão de acompanhar do início ao fim as atividades do “Unir-Montes”. “Sempre que possível é interessante conciliar os estudos com o lazer”, explica ao mostrar que a sua outra filha, de dois anos, também esteve na praça. “Aqui tem muitas coisas; para todas as idades”, disse, ao avaliar a relevância do projeto.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia