Os acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros têm a oportunidade de participar como voluntários do Programa de Atendimento Odontológico aos Pacientes sob Tratamento Oncológico – a Extensão integrando o Ensino e a Pesquisa – Santa Casa/Unimontes. As inscrições estarão abertas até a próxima quinta-feira (4/07), na Coordenadoria de Apoio ao Estudante – CAE –, no campus-sede (em frente à Secretaria Geral).

A iniciativa garante a assistência odontológica aos pacientes em tratamento (submetidos à radioterapia e a quimioterapia) no serviço de oncologia da Santa Casa de Montes Claros. Por intermédio do programa, são realizados em torno de 150 atendimentos especializados/mês. São tratadas as lesões que resultam dos efeitos colaterais causados pelo próprio tratamento oncológico. A ação é coordenada pelo professor Mário Rodrigues de Melo Filho, do departamento de Odontologia.

Períodos

Serão selecionados para o programa 15 acadêmicos matriculados entre o 2º e o 7º períodos dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia. As atividades são realizadas durante um ano (no segundo semestre de 2013 e no primeiro semestre de 2014).

A proposta tem como objetivo unir professores e alunos da Unimontes aos profissionais de saúde da Santa Casa de Montes Claros nas ações que compõem o complexo tratamento do paciente com câncer. Conforme explica o professor Edimilson Martins de Freitas, do departamento de Odontologia, os estudantes poderão participar de pesquisas desenvolvidas no âmbito do programa.

Também poderão participar das atividades de ensino específicas para o programa, que serão desenvolvidas por meio de orientação dos professores durante os atendimentos e das reuniões para debate e apresentação de casos clínicos. Os selecionados vão receber certificados de 180 horas de atividades.

No ato da inscrição, o candidato deverá entregar os seguintes documentos: requerimento, cópia do histórico escolar do curso de graduação até o último período cursado, cópia da cédula de identidade e do CPF, uma foto 3×4 recente, cópia do cartão de vacina para Hepatite B em dia ou declaração de próprio punho de que está imune.

Serviço
Inscrições para o Programa Atendimento Odontológico aos Pacientes sob Tratamento Oncológico – A Extensão integrando o Ensino e a Pesquisa Unimontes / Santa Casa
Quem pode se inscrever: acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia (2º ao 7º períodos)
Local das inscrições: Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), no campus-sede (entre os prédios dois e três).
Prazo: 04/07/2013 (quinta-feira)
Telefones: (38) 3229-8163/3229-8164