A Universidade Estadual de Montes Claros será parceira da Federação Mineira de Vôlei (FMV) na realização de cursos de formação de treinadores (nível 1) e de árbitros, além de ações que possam viabilizar a implantação de uma seccional da entidade no Norte de Minas. O trabalho conjunto neste sentido começará na próxima segunda-feira (29), com a palestra “Voleibol do Futuro”, que será ministrada pelo presidente da FMV, Carlos Augusto Rios, às 19 horas, no auditório do prédio 6, no campus-sede.

Aberto à comunidade em geral, o evento é uma iniciativa do departamento de Educação Física e do Desporto e do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício, ambos da Unimontes, com o apoio das Faculdades Integradas do Norte de Minas (Funorte), FMV e Conselho Regional de Educação Física (Crefi- 6/MG). Antes da palestra, haverá a exibição de um vídeo institucional do Crefi-6.

DEMANDAS

Sobre o curso de arbitragem que a Universidade realizará em parceria com a Federação, as atividades acontecerão entre setembro e outubro, com carga horária de 30 horas. A iniciativa é vista como de suma importância no processo de implantação da Seccional Norte de Minas da FMV em Montes Claros.

“Há uma demanda regional considerável e a formação de árbitros permitirá, por exemplo, a redução de custos e o chaveamento específico para o Norte de Minas das competições estaduais em todas as categorias”, analisa o coordenador do CEU/Unimontes, Janilson de Assis Miranda, que também ministra a disciplina juntamente com os professores Maurício Fagundes e Ênio Pacífico de Faria.

Outro argumento considerável sobre a possibilidade de o Norte de Minas receber uma sede regional da Federação Mineira de Vôlei está na manutenção do time profissional do BMG/Montes Claros. Em junho, o projeto iniciou sua terceira temporada consecutiva para a disputa da Superliga Nacional. “Está mais do que comprovado que o voleibol tem carisma, prestígio e público na região, além do que, as crianças e jovens reforçam, a cada dia, as demandas de atividades na iniciação esportiva”.

Já o curso de formação de treinadores – Nível 1 – será organizado pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) com o apoio logístico da Unimontes e FMV. Como o cronograma é longo e diante da demanda junto aos acadêmicos, as atividades serão desenvolvidas em período de recesso letivo, entre dezembro e fevereiro.

VÔLEI NA SALA DE AULA – O vôlei é disciplina obrigatória nos cursos de licenciatura e bacharelado de educação física da Unimontes, entre o 3º e 4º períodos. O projeto didático pedagógico inclui, dentre outros pontos, os processos educativos como fundamentos básicos (saque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio e defesa) e noções de arbitragem e os processos pedagógicos de ensino, como oficinas esportivas e torneios em escolas públicas (licenciatura) e treinamentos e eventos em clubes e escolas (bacharelado).

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia