O contato mais próximo com a realidade dos pequenos produtores da agricultura familiar do Norte de Minas é visto como um dos diferenciais na formação acadêmica do curso de Agronomia, ministrado no campus Janaúba da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Nesta semana, um grupo de alunos realizou uma visita técnica à comunidade rural de Poção de Santa Cruz, naquele município, como objetivo da disciplina “Ética e Extensão Rural”, ministrada pela professora Lize de Moraes.

“Esta é uma maneira direta de propiciar aos alunos vivenciar a parte prática dos conceitos teóricos vistos em sala de aula”, explica a docente. Outro propósito, acrescenta, foi “aproximar os futuros profissionais das experiências, conquistas e dificuldades destes agricultores familiares”.

Comunidade PocaoJanasHORTALIÇAS

Participaramda visita 24 acadêmicos  do 9º período de Agronomia, que foram recebidos pelos agricultores e, na oportunidade, conheceram as áreas de cultivo de hortaliças e outros meios da produção agrícola na zona rural de Janaúba. A atividade foi organizada pelos acadêmicos  Flávia Aguiar, Verônica Godinho, David Pereira, Luckas Sousa e Maria Leila Barbosa,

“A visita técnica pode ser considerada como um recurso didático-metodológico, que aperfeiçoa as técnicas de ensino associadas às atividades práticas. É também uma ferramenta complementar de grande relevância para a formação do aluno, já que aprimora a compreensão “in loco” dos termos técnicos e dos conceitos”, afirma Lize.

A visita técnica contribui, ainda, para a entrada do futuro profissional no mercado de trabalho. “A visita cria uma expectativa motivadora e que busca instigar no aluno a construção de um novo conhecimento, que colabora com a formação profissional”, ressalta a professora.