Reitor João Canela e vice-reitora Maria Ivete durante visita a um dos laboratórios do HU; prioridade é a integração entre setores (Alex Sezko)

A reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizou nessa terça-feira (15), uma visita de trabalho ao Hospital Universitário Clemente de Faria, como parte da proposta de gerenciamento compartilhado para analisar o nível de eficiência no funcionamento da unidade, além de detectar as demandas prioritárias de todas as áreas da instituição. A proposta visa também incentivar a integração entre os diversos setores e serviços. O reitor João dos Reis Canela e a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida estavam acompanhados por integrantes da administração superior e pelos diretores do HUCF.

“O planejamento da reitoria itinerante tem como intuito acompanhar de perto o funcionamento de todas as unidades da Unimontes. As visitas serão periódicas, como forma de avaliar, propor e discutir como atender as demandas internas e definir as ações mais viáveis para minimizar os contratempos”, analisou o reitor João Canela.

A partir do pronto atendimento e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), todas as instalações do Hospital da Unimontes foram visitadas, incluindo também os anexos: Centro de Referência em Assistência à Saúde do Idoso Eny Faria de Oliveira (Crasi) e o Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (Caetan). Na oportunidade, além de conhecer de perto a estrutura do hospital, os visitantes puderam ouvir relatos de pacientes e dos profissionais sobre o funcionamento dos serviços.

Nesse primeiro diagnóstico, uma maior equipe operacional em praticamente todas as áreas, uma nova estrutura física para internação (clínicas A e B) e adequações das políticas de cirurgias e internações foram apontadas como prioridades no plano de ação estratégico que será desenvolvido na unidade.

“A área da saúde evolui a cada dia e como referência regional o Hospital Universitário faz parte desta evolução. Por isso, estamos empenhados para adequar os espaços físicos e o pessoal a esta realidade”, observou o superintendente do Hospital, José Otávio Braga Lima.

REFERÊNCIAS

Pioneiro em cirurgias videoassistidas como em ortopedia e ginecologia, por exemplo, o Hospital Universitário Clemente de Faria é referência no atendimento dos casos de violência contra a mulher, acidentes com animais peçonhentos, pacientes de transtorno mental, leishmaniose e tuberculose, gestante de alto risco, HIV, mordedura de cães e outros animais e pediatria de alto risco. Possui os títulos “Maternidade Segura” e “Amigo da Criança”.

Além da demanda de seus pacientes, o HU realiza cerca de 3 mil exames de Raio-X e outros 500 de mamografia, conforme pactuação com a Secretaria Municipal de Saúde.

Hospital de Ensino, certificado pelo MEC, o HUCF oferece oito áreas de residência da saúde e concentra as atividades dos mestrados e doutorado próprios em Ciências da Saúde. O hospital também é pioneiro na Rede Mais Vida de atenção à terceira idade, através do Centro do Idoso, que atende 83 municípios do Norte de Minas, realizando 50 consultas diárias a partir do encaminhamento pela rede básica de saúde. O Centro Ambulatorial de Especialidades conta com 27 áreas médicas, cujo atendimento é direcionado pelas unidades básicas de saúde do município.