Conhecer as diversas realidades e promover o intercâmbio entre os períodos do curso, a partir de um trabalho de campo. Este foi o propósito da visita realizada ao Museu Inhotim (Brumadinho), na Região Metropolitana de Belo Horizonte, pelos acadêmicos e professores do curso de Pedagogia, ministrado no campus Brasília de Minas da Universidade Estadual de Montes Claros.

As atividades foram conduzidas pelas professoras Eliana de Freitas Soares, Andrea Ruas e Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, a partir da disciplina “Fundamentos da Educação Infantil: Natureza e Sociedade” para 41 acadêmicos em Pedagogia, sob organização da turma do 6º período – responsável pela elaboração e execução do projeto, captação de recursos, roteiro da visitação, dentre outros pontos.

EXPECTATIVAS

“Em uma experiência como esta, trabalhamos as expectativas dos acadêmicos, além de conhecer também mais da realidade do curso. Professores do município também foram convidados e tiveram a oportunidade de vivenciar um pouco do universo acadêmico sob a perspectiva do trabalho de campo”, relata a professora Eliana de Freitas.

Para a maior parte dos alunos, esta foi a primeira oportunidade de conhecer um museu de arte contemporânea. “Atualmente, não é possível no contexto em que vivemos ficar apenas com atividades voltadas para a sala de aula. Precisa haver um trabalho que dialogue com as diversas realidades em que estamos inseridos”, acrescenta a coordenadora do projeto, professora Eliana de Freitas.

Inhotim visitaBMinas

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia