As atividades do Programa Poupança Jovem em Montes Claros, desenvolvidas pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), são coordenadas e planejadas em um espaço, onde também é feito o atendimento ao público. É a “Casa Jovem”, localizada na rua Eponina Pimenta de Carvalho, 246, na Vila Santa Maria.

Nesta quarta-feira (26/10), a “Casa Jovem” recebeu a visita do reitor João dos Reis Canela, que conheceu as instalações e verificou o bom andamento do programa. Também participaram da visita pró-reitores, professores e outros envolvidos com as ações.

Iniciativa do Governo de Minas, o Poupança Jovem é coordenado pela Unimontes em Montes Claros desde fevereiro deste ano. São atendidos no município 13,2 mil alunos (ensino médio) de escolas estaduais, localizadas na área urbana e na zona rural. Ao final de três anos, cada aluno cadastrado no programa receberá uma poupança, no valor de R$ 3 mil.

Os inscritos participam de uma série de atividades como palestras, encontros (“Giro Jovem”) e aulas de inglês, além de debates e momentos de reflexão acerca dos temas como consumismo, drogas, empreendedorismo social e “bullying”.

As ações são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar coordenada pela Unimontes. Atuam no programa em Montes Claros 124 pessoas, incluindo coordenadores, educadores, mobilizadores, professores de inglês e outros profissionais.