Professor, compositor solista, Luís Carlos Barbieri, importante violonista brasileiro e com diversos trabalhos reconhecidos no País e no exterior, ele é o convidado para a Live: “Conversa com a Camerata”, evento que a Universidade Estadual de Montes Claros realizará na próxima terça-feira (24/8). A organização é da Camerata de Violões, projeto de extensão da Unimontes, em parceria com o curso de Artes/Música.

A transmissão começará às 19h30, pela plataforma Google Meet e pelo canal do YouTube “Camerata de violões da UNIMONTES”. A participação é totalmente gratuita e aberta a pesquisadores, professores e alunos da área do violão e de música em geral.

“Este intercâmbio nos permite um debate mais amplo sobre estilos e técnicas, como trabalhar determinadas obras, além de incentivar ainda mais o desenvolvimento da pesquisa em nosso projeto”, explica o coordenador da Camerata, professor Geraldo de Alencar Durães Filho.

Ele destaca que o foco no bate-papo com o violonista convidado será a trajetória musical e o conjunto da obra de Barbieri, além de suas performances e práticas com a música de câmara com o violão.

LINK PARA INSCRIÇÃO

SOBRE A CAMERATA

Criada ao final de 2002 pela Unimontes, atualmente a Camerata de Violões reúne oito integrantes – com a frequência de dois ensaios semanais. Neste período de pandemia, entre os integrantes (alunos, professores e egressos), foi preciso adaptar esta preparação: cada integrante recebe separadamente a voz musical, faz o estudo individual e o grava em vídeo. A edição acontece logo após, reunindo os trabalhos dos demais integrantes.

A Camerata foi criada há 19 anos e participa dos principais eventos institucionais da Unimontes (Divulgação)

BARBIERI – O violonista fluminense Luís Carlos Barbieri nasceu em 1963. Estudou com nomes exponenciais como Sérgio Assad, Márcia Taborda, Turíbio Santos e Léo Soares. É mestre em Musicologia e a primeira grande projeção foi com o trabalho no Duo Barbieri-Schneiter, com o qual realizou concertos nas principais salas do Brasil, além da Argentina, México, Itália, Áustria, Suíça e Portugal ao longo de 14 anos e, ainda, gravou três trabalhos. Em 2018, lançou o CD “Memória: Bach e Mozart – Arquivo ao Vivo” com gravações de concertos do Duo Barbieri-Schneiter.

Já como solista, gravou cinco CDs: “1984” (1984), “Barbieri & Schneiter solo” (2002), “Sinal dos Tempos” (2006), “Melodia Sentimental” (2016) e “Tocata Carioca” (2019). Desde 2001, integra a Diretoria da Associação de Violão do Rio e coordena o projeto “AV-Rio Social”, que oferece o Curso de Iniciação ao Violão Clássico, com aulas gratuitas.

É diretor musical da Mostra e do Concurso Nacional de Violão “Fred Schneiter”. Como professor, atuou no curso de graduação em Violão na UFRJ e no Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro.

Relacionadas

Projeto “Recicla A Unimontes” completa um ano promovendo sustentabilidade no campus
Museu Regional do Norte de Minas celebra 100 mil visitantes e 10 anos de história
Unimontes lança edital de novo vestibular para candidatos 60+
Com obras abstratas e figurativas, exposição “Cores Vivas” segue aberta até 06 de junho no Museu da Unimontes
Prefeito de Montes Claros anuncia repasse de recursos para as obras do Teatro da Unimontes
Museu da Unimontes apresenta a exposição “Bernardo Magalhães – Fotografias”