Professor, compositor solista, Luís Carlos Barbieri, importante violonista brasileiro e com diversos trabalhos reconhecidos no País e no exterior, ele é o convidado para a Live: “Conversa com a Camerata”, evento que a Universidade Estadual de Montes Claros realizará na próxima terça-feira (24/8). A organização é da Camerata de Violões, projeto de extensão da Unimontes, em parceria com o curso de Artes/Música.

A transmissão começará às 19h30, pela plataforma Google Meet e pelo canal do YouTube “Camerata de violões da UNIMONTES”. A participação é totalmente gratuita e aberta a pesquisadores, professores e alunos da área do violão e de música em geral.

“Este intercâmbio nos permite um debate mais amplo sobre estilos e técnicas, como trabalhar determinadas obras, além de incentivar ainda mais o desenvolvimento da pesquisa em nosso projeto”, explica o coordenador da Camerata, professor Geraldo de Alencar Durães Filho.

Ele destaca que o foco no bate-papo com o violonista convidado será a trajetória musical e o conjunto da obra de Barbieri, além de suas performances e práticas com a música de câmara com o violão.

LINK PARA INSCRIÇÃO

SOBRE A CAMERATA

Criada ao final de 2002 pela Unimontes, atualmente a Camerata de Violões reúne oito integrantes – com a frequência de dois ensaios semanais. Neste período de pandemia, entre os integrantes (alunos, professores e egressos), foi preciso adaptar esta preparação: cada integrante recebe separadamente a voz musical, faz o estudo individual e o grava em vídeo. A edição acontece logo após, reunindo os trabalhos dos demais integrantes.

A Camerata foi criada há 19 anos e participa dos principais eventos institucionais da Unimontes (Divulgação)

BARBIERI – O violonista fluminense Luís Carlos Barbieri nasceu em 1963. Estudou com nomes exponenciais como Sérgio Assad, Márcia Taborda, Turíbio Santos e Léo Soares. É mestre em Musicologia e a primeira grande projeção foi com o trabalho no Duo Barbieri-Schneiter, com o qual realizou concertos nas principais salas do Brasil, além da Argentina, México, Itália, Áustria, Suíça e Portugal ao longo de 14 anos e, ainda, gravou três trabalhos. Em 2018, lançou o CD “Memória: Bach e Mozart – Arquivo ao Vivo” com gravações de concertos do Duo Barbieri-Schneiter.

Já como solista, gravou cinco CDs: “1984” (1984), “Barbieri & Schneiter solo” (2002), “Sinal dos Tempos” (2006), “Melodia Sentimental” (2016) e “Tocata Carioca” (2019). Desde 2001, integra a Diretoria da Associação de Violão do Rio e coordena o projeto “AV-Rio Social”, que oferece o Curso de Iniciação ao Violão Clássico, com aulas gratuitas.

É diretor musical da Mostra e do Concurso Nacional de Violão “Fred Schneiter”. Como professor, atuou no curso de graduação em Violão na UFRJ e no Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro.

Relacionadas

Unimontes será um dos centros de pesquisa para programa de cuidados cardiovasculares no SUS
Edital Sisu/Unimontes 2025 – Inscrições começam no dia 17 de janeiro
Unimontes Reforça Compromisso com Biossegurança em Laboratórios de Pesquisa
Unimontes investe em conectividade e oferece Office 365 gratuito à comunidade acadêmica
Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro