Catorze estudantes dos cursos de Enfermagem, Odontologia, Medicina, Biologia, Educação Física e Serviço Social da Universidade Estadual de Montes Claros serão selecionados como bolsistas remunerados para o projeto de extensão “Diagnóstico e Análise da Violência Contra Mulher no município de Montes Claros: Pesquisa-Ação”, aprovado pelo Ministério da Educação.

De acordo com o edital do processo seletivo, os acadêmicos cumprirão uma jornada de vinte horas semanais, com bolsa de R$ 400,00 a cada mês. Os selecionados irão desenvolver atividades de extensão e pesquisa durante seis meses junto às equipes educativas do projeto, sob a supervisão de um professor da Unimontes. CONFIRA O EDITAL

As inscrições iniciaram nessa quinta-feira (31/1) e podem ser feitas até a próxima segunda-feira (4), pessoalmente, na sala 104 do prédio 6 (CCBS) do campus-sede, no horário de 8 às 18 horas. Não podem se inscrever acadêmicos matriculados no 1º e no último período dos respectivos cursos de graduação, haja vista a duração das bolsas.

A PESQUISA

A coordenadora da pesquisa, professora Maísa Tavares de Souza Leite, salientou que o trabalho tem como objetivo principal, como a própria denominação indica, mostrar a realidade da violência denunciada pela mulher em Montes Claros. O estudo foi inicialmente aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX), da Unimontes, em 2010, sendo dividido em três fases. “Estamos na terceira etapa da pesquisa, através da realização de ações de intervenção, promoção e prevenção à violência doméstica contra a mulher no município”, observou a professora.

Ela adiantou que os trabalhos acontecem junto às equipes do Programa Saúde da Família (PSF) em dez bairros selecionados de Montes Claros. O bairro Cintra e a Vila Telma foram as regiões escolhidas como piloto para o desenvolvimento das oficinas educativas.

A professora Maísa Tavares ressaltou que o trabalho pretende apresentar ao final um diagnóstico sobre a situação da violência contra a mulher em Montes Claros, além de sugerir que ações educativas podem contribuir com a diminuição dos atuais índices.

Serviço

Mais informações pelo telefone (38) 3229-8285 pelos e-mails projeto.violencia@unimontes.br e maisa.leite@unimontes.br.