Fomentar discussões e debates de ideias para a construção de novas práticas no processo ensino-aprendizagem. Esta é a proposta principal da VII Mostra Científica de Enfermagem, que será realizada na Universidade Estadual de Montes Claros a partir desta quarta-feira (9/05), prosseguindo até o sábado (12). A iniciativa é do Grupo de Pesquisas do departamento de Enfermagem, com vasta programação: palestras, minicursos e apresentação oral e em pôster de trabalhos científicos.

A solenidade de abertura acontecerá nesta quarta-feira, às 19h30, no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6), e será presidida pelo reitor João dos Reis Canela. Na sequência, haverá a conferência “O Ser e o Cuidado”, que será ministrada pela professora-doutora Vera Regina Waldow, também uma das principais autoras de obras sobre gestão do cuidado e do autocuidado.

Paralelamente, serão realizadas, também, a XI Semana da Enfermagem, a IV Mostra Paralela de Vídeos, a II Mostra de Monografias, dissertações e teses, a III Exposição Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a II Exposição do Portal Capes e a IV Mostra de vídeos em saúde (Fiocruz).

Todas as atividades ocorrerão no prédio 6 do campus-sede, envolvendo professores e acadêmicos do curso de Enfermagem e dos demais cursos da área de saúde, como Ciências Biológicas, Educação Física, Medicina e Odontologia, além de representantes de outras instituições de ensino superior da região.

A programação oficial prevê ainda as seguintes palestras: Dia 10, a partir das 18 horas – “Fatores sociais causam doença? A epidemiologia e os determinantes sociais de saúde”, a ser proferida pela professora-doutora Dora Chor, pesquisadora titular da Fiocruz; dia 11, a partir das 10 horas – “Violência: estratégias de atenção às vítimas”, que será ministrada pela professora Andra Aparecida Dionízio Barbosa, também pesquisadora na Unimontes.

A comissão organizadora é formada pelos professores Maria Aparecida Vieira, Orlene Veloso Dias, Elba Coelho Gonçalves e José Márcio Girardi de Mendonça. Mais informações no sítio eletrônico do evento: www.mce.unimontes.br. O evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), Ministério da Saúde, Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e a Biblioteca Virtual em Saúde.

SERVIÇO:

Evento: VII Mostra Científica de Enfermagem