Com o objetivo de discutir a metodologia contemporânea no ensino brasileiro, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promoverá a partir desta quarta-feira (23), seu VII Fórum de Educação Médica. A iniciativa é dos professores e acadêmicos de Medicina, com atividades até a sexta-feira (25). Na programação, além de palestras e minicursos, o desenvolvimento de oficinas para a reestruturação do curso médico oferecido pela instituição.

A palestra “Momento atual do curso médico”, com o professor Eustáquio Xavier da Silveira (Unimontes), abrirá o evento, às 9 horas desta quarta-feira. Às 10 horas, o professor João Felício Rodrigues Neto abordará o tema “Experiência do curso médico da Unimontes em metodologias ativas”. A partir das 14 horas será apresentada a experiência do curso médico da Universidade José do Rosário Velano/Unifenas em metodologias ativas, pela professora Rosa Malena.

Ainda no primeiro dia de evento, serão discutidos os “enfrentamentos vivenciados na Unifenas”. Às 19h30, será ministrada a palestra “A interação das práticas profissionais em metodologias ativas como recurso de aprendizagem”, pela professora Valéria Machado, da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid).

Na quinta-feira (24), a partir das 8 horas, será apresentada a experiência do curso médico da Faculdade de Medicina de Marília (Fanema), pelo professor Maurílio Zanolli. Às 14 horas, será apresentada a experiência do curso médico da Unicid pelos professores José Lúcio Martins e Valéria Machado. Às 19 horas, acontecerá a palestra “A inserção de ciências básicas nas metodologias ativas”, pelo professor José Lúcio Martins Machado (Unicid); às 20 horas, o professor Maurício Zanoli (Fanema) abordará o tema “Aplicação e impacto das metodologias ativas no internato médico”.

OFICINAS – Sexta-feira (25) está reservada à realização de oficinas com a participação de professores e acadêmicos do curso de Medicina da Unimontes. Serão abordados Currículo, Avaliação e Desenvolvimento Docente. O professor Eustáquio Xavier da Silveira, coordenador do curso médico da universidade, disse que os resultados das oficinas serão sistematizados em plenário e “depois encaminhados às instâncias superiores da Unimontes, com propostas para a modificação do curso de medicina oferecido pela instituição”.