“Ao promover o Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão com temática inovadora sobre cenários e desafios, a Universidade Estadual de Montes Claros, mais uma vez, demonstra seu papel de uma universidade cidadã preocupada não apenas com a produção de conhecimentos, mas especialmente com sua postura de geradora de desenvolvimento”. A afirmação foi feita pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, durante solenidade oficial de abertura do Fepeg, no campus da Unimontes.

O secretário destacou também o esforço da gestão do reitor João Canela. “Tenho orgulho de ser Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e testemunhar que a gestão do reitor João Canela, mesmo em meio a tantos desafios, consolida a Unimontes como ferramenta de desenvolvimento concreto para as regiões Norte, Noroeste, Vales do Jequitinhonha e Mucuri”, finalizou o secretário.

O VII Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão foi oficialmente aberto na noite dessa quarta-feira (25/09) com a presença de diversas autoridades, convidados, pró-reitores, além de professores e acadêmicos. O reitor João Canela presidiu a solenidade de abertura ao lado do reitor da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), professor Dijon Moraes Júnior e da vice-reitora, professora Maria Ivete Soares de Almeida.

O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, João Canela, observou que o Fepeg é uma pausa positiva provocada pela Universidade para que possa refletir suas ações nas diversas áreas. “Momentos como este são indispensáveis para que toda a comunidade acadêmica possa avaliar o nosso papel, nossas dificuldades e desafios, e com maturidade e ética encontrarmos soluções adequadas. Neste contexto, o apoio de professores, acadêmicos, servidores  e gestores é imprescindível para construirmos uma nova Universidade” enfatizou o reitor.

O reitor da UEMG, professor Dijon Moraes Júnior, compartilha as mesmas oportunidades e desafios vividos pela Unimontes. “Esse é um grande encontro do conhecimento para que possamos analisar nossa postura e melhorar cada vez mais nossa atuação como Instituições Públicas de Ensino Superior”, ressaltou o reitor da UEMG.

O pró-reitor de ensino e coordenador geral do Fepeg, professor João Felício Rodrigues Neto, enfatizou que a VII edição do Fórum aborda uma temática necessária. “Discutir cenários e desafios nas Universidades é demonstração de avanço e precisamos ter esse desejo de mudança com a finalidade de melhorar nossas ações e resultados”, disse o coordenador do evento.    

Logo após a abertura oficial do VII FEPEG o púbico prestigiou a conferência “Tríplice Hélice: uma discussão sobre o Estado, a Universidade e a Empresa” conduzida pelo convidado especial professor Marcos Formiga, coordenador geral de Cooperação Internacional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico- CNPq que retratou como as Universidades podem mudar sua visão gerencial para se tornar espaços mais produtivos de ciência e inovação, tendo como foco a internacionalização.  

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia