Os serviços de segurança recebem atenção especial na Universidade Estadual de Montes Claros, com objetivo de assegurar a tranquilidade da comunidade acadêmica e a proteção do patrimônio publico. Foram adquiridas pela Unimontes 268 câmeras de segurança, instaladas no campus-sede e em outras unidades da instituição. Os investimentos na vigilância eletrônica somam R$ 800 mil.

Conforme explica o gerente de Patrimônio e Segurança, da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças, Delson Mendes Vieira, a instalação dos equipamentos, iniciada em 2017, está na fase final. A grande maioria das câmeras (229) atende ao Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, reforçando a vigilância no interior dos prédios e em áreas externas – de estacionamento, circulação e convivência.

Além dos prédios dos Centros de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), de Ciências Humanas (CCH), de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) e de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), as câmeras de segurança foram implantadas nos demais edifícios do campus-sede, contemplado portarias, Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, laboratórios, quadras poliesportivas, Laboratório do Exercício e demais unidades do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício (CEU).

O campus-sede da Unimontes já recebeu também uma câmera com monitoramento em tempo real semelhante à do sistema “olho vivo”, utilizado pela Polícia Militar. O monitoramento permanente é feito por dois funcionários da universidade que foram treinados para a função.

A melhoria da vigilância eletrônica se estende às outras unidades da Universidade em Montes Claros, entre as quais o Museu Regional do Norte de Minas (MNM) – funciona no antigo Casarão da Fafil – e o Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT); e o Centro de Pesquisa e Documentação Regional (Cepedor), sediado na Rua ngelo de Quadros, no Bairro São José.

Relacionadas

Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente
Sertão/Unimontes recebe inscrições para I Simpósio Integrado de Inovação – Evento vai ocorrer em novembro
Unimontes lança sua primeira Especialização em IA – Inscrições seguem até 30 de novembro
Unimontes oferece até 36 vagas para Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Social – Inscrições começam no dia 18