Evento começa nesta quinta-feira e prossegue até sábado
Com o tema “Ciência, Conhecimento e Diversidade: O Papel das Universidades Estaduais e Municipais no Desenvolvimento do Brasil e o contexto da Pandemia”, será realizado a partir desta quinta-feira (02/12) e prossegue até sábado (04/12), o 66º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). A Unimontes será representada no encontro pela vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu.
O 66º Fórum Nacional da Abruem é sediado na Universidade Regional do Cariri (URCA), em Juazeiro do Norte (CE). O evento reúne os representantes das 47 instituições associadas da entidade, distribuídas por 22 estados brasileiros. A palestra de abertura do encontro, prevista para esta quinta-feira à noite, terá como tema “Ciência, Conhecimento e Diversidade: Educação, Desenvolvimento e Transformações recentes no Estado do Ceará”. A abordagem será feita pelo governador do Ceará, Camilo Santana.
A vice-reitora da Unimontes ressalta a importância da realização do Fórum Nacional da Abruem, sobretudo, pela oportunidade da troca experiência entre as instituições no período pós-pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Ela destaca que um dos assuntos em debate do evento é o financiamento das universidades públicas.
Na tarde de sexta-feira (03/12), estará em discussão o tema “ Autonomia das Universidades Estaduais e Municipais: financiamento e judicialização no atual contexto político”, com a participação de representantes de várias universidades estaduais.
“A discussão desse tema é muito importante porque um dos desafios das universidades estaduais é a busca de um modelo de financiamento das instituições”, observa a professora Ilva Ruas Abreu.
Ela salienta que as instituições estaduais têm grande responsabilidade na educação superior, principalmente, pela atuação no interior do país. “Além disso, devemos levar em conta a contribuição das universidades estaduais no ensino e também na formação de profissionais para a saúde para os municípios do interior”, enfatiza a vice-reitora da Unimontes.