Evento começa nesta quinta-feira e prossegue até sábado

Com o tema “Ciência, Conhecimento e Diversidade: O Papel das Universidades Estaduais e Municipais no Desenvolvimento do Brasil e o contexto da Pandemia”,  será  realizado a partir desta quinta-feira (02/12) e prossegue até sábado (04/12), o  66º Fórum Nacional de Reitores  da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).  A  Unimontes será representada no encontro pela vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu.

O 66º  Fórum Nacional da Abruem é sediado na Universidade Regional do Cariri (URCA), em  Juazeiro do Norte (CE). O evento reúne os representantes das 47 instituições associadas da entidade, distribuídas por 22 estados brasileiros.  A palestra de abertura do encontro, prevista para esta quinta-feira à noite, terá como tema “Ciência, Conhecimento e Diversidade: Educação, Desenvolvimento e Transformações recentes no Estado do Ceará”. A abordagem será feita pelo governador do Ceará, Camilo Santana.

A vice-reitora da Unimontes ressalta a importância da realização do Fórum Nacional da Abruem, sobretudo, pela oportunidade da troca experiência entre as instituições no período pós-pandemia do novo coronavírus (COVID-19).  Ela  destaca que um dos assuntos  em debate  do evento  é o financiamento das universidades públicas.

Na tarde de sexta-feira (03/12), estará em discussão o tema “ Autonomia das Universidades Estaduais e Municipais: financiamento e judicialização no atual contexto político”, com a participação de representantes de várias universidades estaduais.

“A discussão desse tema é muito importante porque um dos desafios das universidades estaduais é a busca de um modelo de financiamento das instituições”, observa a professora Ilva Ruas Abreu.

 Ela salienta que as instituições estaduais têm grande  responsabilidade na educação superior, principalmente, pela atuação no interior do país. “Além disso, devemos levar em conta a contribuição das universidades estaduais no ensino e também  na formação de profissionais para a saúde para os municípios do interior”, enfatiza a vice-reitora da Unimontes.

Relacionadas

Unimontes promove II Simpósio Internacional Língua(gem), Ação e Reflexão (SILAR) – Inscrições abertas
Chamada da Fapemig prevê 30 milhões para propostas de Unimontes e Uemg
CEPT Unimontes prorroga inscrições até 18 de fevereiro para cursos Pronatec
Macacos de Minas Gerais atingem estágio de evolução da pedra lascada
Unimontes divulga lista de segunda chamada do SISU
Unimontes recebe ônibus e Fiat Fiorino doados pela Receita Federal