Neste sábado (21 de abril), Dia de Tiradentes, acontecerá em Ouro Preto, a entrega da Medalha da Inconfidência, conferida às pessoas e personalidades que contribuem diretamente com o desenvolvimento do Estado e do País. A novidade neste ano é que a cerimônia de condecoração, tradicionalmente realizada pela manhã, acontecerá à noite, a partir das 19 horas, na Praça Tiradentes, sendo presidida pelo governador de Minas Antonio Anastasia. Entre os homenageados estarão três professores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e mais dois representantes do Norte de Minas.
A cerimônia terá como orador oficial o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o empresário mineiro Robson Braga de Andrade. Ao todo, serão agraciadas 192 pessoas, entre as quais o ministro da Relações Exteriores, Antonio Patriota; o procurador-geral da República, Antonio Gurgel; o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis; a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster; e a cantora Maria Bethânia.
A vice-reitora da Unimontes, Maria Ivete Soares de Almeida, será condecorada com a Medalha de Honra da Inconfidência (promoção). Também da universidade vão receber a Medalha da Inconfidência os professores Juventino Ruas de Abreu Júnior (pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças) e Divino Urias Mendonça, coordenador da Residência Médica do Hospital Universitário Clemente de Faria, programa que está completando 20 anos de funcionamento em 2012.
Ainda do Norte de Minas serão homenageados com a Medalha de Honra (promoção) o vice-presidente da empresa Novo Nordisk, Marcelo Zuculin Júnior, e o padre Henrique Munaiz Puig, espanhol de nascimento e que reside em Montes Claros sendo um dos principais personagens religiosos em vários fatos dos 50 anos de história da Unimontes, completados em 2012.
O reitor João dos Reis Canela integra o Conselho Permanente da Medalha, que conta, ainda, com representantes da Assembleia Legislativa, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Tribunal de Justiça, Polícias Militar e Civil, entre outros.
MAIS ALTA HONRARIA DE MINAS
A Medalha da Inconfidência é a mais alta comenda oferecida pelo Governo do Estado e visa conferir ao agraciado o reconhecimento do Poder Público Estadual ao desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. A comenda foi instituída pela Lei nº 882, de 28 de julho de 1952, assinada pelo então governador Juscelino Kubitschek de Oliveira, com quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.