IFNMG e Unimontes unidos na educação transformadora

Nesta sexta-feira (30/06), o vice-governador de Minas Gerais, professor Mateus Simões, participou da abertura oficial da 49ª Exposição Agropecuária Regional de Montes Claros (Expomontes).  Na oportunidade, ele visitou o estande compartilhado da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e do Instituto Federal do Norte Minas Gerais (IFNMG) no evento.

O vice-governador foi recebido pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, juntamente com o vice-reitor da instituição, professor Dalton Caldeira Rocha; e o reitor substituto do IFNMG, professor Edinei Canuto Paiva.

Visita do vice-governador, Mateus Simões no estande compartilhado da Unimontes e IFNMG.

Ainda participaram da visita ao espaço compartilhado pelas duas instituições superiores o senador Carlos Viana, o deputado federal Paulo Guedes, os deputados estaduais Arlen Santiago e Oscar Teixeira, o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, e o presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, José Henrique de Carvalho Veloso.

A Unimontes e o IFNMG participam da 49ª edição da Exposição Agropecuária de Montes Claros com objetivos comuns: apresentar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação e o poder transformador da educação, dialogar com os diversos setores da comunidade e promover a interação com o público.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, ressalta o valor e o impacto de ações conjuntas duas instituições em prol do desenvolvimento regional. “A parceria entre o IFNMG e a Unimontes tem como objetivo apresentar os cursos, pesquisas e projetos que são realizados nas duas instituições, destacando também a prestação de serviços à comunidade”, assegura o reitor.

O reitor substituto do IFNMG, professor Edinei Canuto Paiva, que é pró-reitor de Pesquisa de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto, salienta que, além de promover troca de conhecimento, a parceria firmada durante a Expomontes, mostra a importância da educação pública para a sociedade.

“Com essa parceria, estamos fomentando, ainda mais, a produção científica e formando profissionais qualificados e comprometidos com o desenvolvimento regional. Agradeço a todos os envolvidos e conto com a presença e apoio de todos para o sucesso dessa iniciativa conjunta”, afirma o professor Edinei Canuto Paiva.

Convite para uma experiência de inovação, interação e sabores

Todas as pessoas serão recebidas como convidados de honra no espaço, que já está preparado para os dez dias de programação. O público poderá participar de experiências interativas com o uso de óculos de realidade aumentada e poderá, ainda, saber como uma impressora 3D é capaz de criar objetos tridimensionais sólidos a partir de um modelo digital. Também haverá degustação de produtos, como cachaça e banana chips, produzidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Representantes das duas instituições estarão à disposição para apresentar informações sobre cursos, projetos, processos seletivos, contatos, entre outros. Ao longo da Expomontes, o atendimento no estande visa, também, sanar dúvidas e/ou apresentar os caminhos para que a população possa tratar, junto aos setores responsáveis, de alguma questão de que necessite.

Visitante sortudo ou sortuda ganhará um Apple iPad 9ª geração

E quem visitar o estande da Unimontes e do IFNMG na Expomontes terá a oportunidade de concorrer a um cobiçado prêmio: um tablet Apple iPad 9ª geração. Basta seguir no Instagram os perfis oficiais das duas instituições parceiras (@ifnmg_oficial e @unimontesmg), tirar uma foto no estande, postar no feed ou nos storys, marcar a Unimontes e o IFNMG na publicação e preencher os dados de contato no cupom entregue no estande.

O sorteio será realizado no último dia da Expomontes, 09 de julho, e o resultado do sortudo ou da sortuda  será divulgado nos perfis da Unimontes e do IFNMG no Instagram.

A Expomontes, realizada pela Sociedade Rural de Montes Claros, é considerada o maior evento do setor agropecuário do Norte de Minas. O estande do IFNMG e da Unimontes – bem como toda a estrutura da 49ª edição da Expomontes – está montado no Parque João Alencar Athayde, que fica na Praça Lindolfo Laughton, nº 1373, no bairro Alto São João em Montes Claros (MG).

Saiba mais em: www.expomontes.com.br.

Responsabilidade social, ambiental e econômica

O delegado da Receita Federal em Montes Claros, Andrey Soares de Oliveira foi recebido pelas reitorias da Unimonte e IFNMG. Foto: Alex Sexko

A Receita Federal, responsável por desencadear operações de repressão ao contrabando e descaminho, doou o tablet que será sorteado. Apesar de o dispositivo ter sido apreendido por situação irregular, o Apple iPad 9ª geração, assim como outros equipamentos que são cedidos pela Receita Federal em outras ações, foi doado com o objetivo de promover uma destinação de responsabilidade social.

A iniciativa da Receita Federal é amparada pela legislação em vigor, que prevê que mercadorias apreendidas, depois de passarem pelos procedimentos legais adequados, possam ser leiloadas, doadas, incorporadas ou destruídas.

Unimontes mostra atividades de extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Biblioteca Central da Unimontes recebe exposição bibliográfica “Cerpopular: educação popular, gênero e relações étnico-raciais”
Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”