A interação entre os cursos das áreas das ciências biológicas e da saúde, como incentivo maior ao trabalho multiprofissional, é o objetivo central da VI Mostra Científica de Enfermagem que a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realiza a partir desta segunda-feira (11), no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6/campus-sede).

A abertura oficial será às 19h30, com o pronunciamento do reitor João dos Reis Canela, seguido de conferência sobre a integração das instituições de ensino superior aos serviços de gestão do SUS.

Até o dia 15, a Mostra reunirá acadêmicos, professores, pesquisadores e técnicos de todas as universidades e faculdades com cursos na área de saúde do Norte de Minas. Além de minicursos, haverá a apresentação de artigos científicos produzidos pelos universitários.

Quanto às palestras do evento, três temas foram previamente definidos: “A produção do conhecimento em saúde e enfermagem no mundo contemporâneo” (professora Roseni Rosângela de Sena); “SUS, trabalho e trabalhadores da saúde: a especificidade na enfermagem” (professora Natália de Cássia Horta), e “A pesquisa básica como fonte do conhecimento em enfermagem” (professora Adriana Cristina Oliveira). Todas as palestrantes são pesquisadoras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

NOVAS PRÁTICAS

Conforme a professora Maria Aparecida Vieira, da comissão organizadora da VI Mostra Científica de Enfermagem, “outro objetivo da mostra é fomentar discussões, debates e ideias entre professores, pesquisadores e alunos para a construção de novas práticas no processo ensino-aprendizagem”.

Paralelamente à VI Mostra serão realizados outros eventos nos mesmos dias: III Mostra Paralela de Vídeos em Saúde – da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) – e a I Mostra de Monografias, Dissertações e Teses. Outras informações no departamento de Enfermagem (sala 104 – anexo, prédio 6) e pelos telefones (38) 3229-8167 (das 14 às 17 horas) e 3229-8285 (das 8 às 11 e 14 às 17 horas), com o professor João Marcus Oliveira Andrade.