Um evento coletivo para divulgar as principais atividades desenvolvidas pela comunidade acadêmica da própria Unimontes e de dezenas de instituições de ensino superior das regiões Norte, Nordeste e Noroeste de Minas. Este é o VI Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (VI FEPEG), que a Universidade Estadual de Montes Claros realizará a partir do próximo dia 26, no campus-sede.

Durante o evento terão apresentações de trabalhos científicos de acadêmicos, professores, mestrandos e doutorandos, além de alunos do ensino médio que são bolsistas em iniciação em pesquisa, a programação do evento tem como atrações as conferências com especialistas de projeção no Brasil e no exterior.

A primeira conferência acontecerá logo no dia 26, às 19 horas, na quadra 1, do CEU, sobre o tema “Internacionalização” com o professor e engenheiro agrônomo Emídio Cantídio de Oliveira Filho, ex-diretor do programa de bolsas da Capes e que já atuou como conselheiro da Capes e do INEP.

REFERÊNCIAS NACIONAIS

No dia 27, as conferências acontecem à noite: “Vida Universitária: um bate-papo com acadêmicos e professores”, às 19h30, no auditório do prédio 2, com o professor Renato Dourado Maia (Unimontes), doutorando em Engenharia Elétrica pela UFMG; e “Iniciação Científica e Produção do Conhecimento”, no mesmo horário, no auditório do prédio 6 (CCBS), com o professor Leonardo Monteiro, Coordenador de Iniciação Científica da Unimontes.

Na sexta-feira (28/09), o professor Fabiano Pereira, analista judiciário do TRE/MG, será o conferencista do tema “Preparando-se para o Mercado de Trabalho desde a Graduação”, às 19h30, no auditório do prédio 6. Também às 19h30, outro importante tema será debatido, “Educação a Distância: Desafios e Perspectivas”, na quadra 1, com a professora Araci Hack Catapan, consultora dos sistemas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Capes, além de responder pela coordenadoria do núcleo de pesquisa científica em educação a distância do CNPq.

O ciclo de conferências termina no sábado, dia 29/09, quando serão apresentadas as “Estratégias de Aprendizagem na Educação a Distância”, na quadra 1 do Centro Esportivo, com o pós-doutor em Gestão Estratégica da EaD, Daniel Mill.

Considerado o principal evento da universidade, que comemora os 50 anos do ensino superior em 2012, o FEPEG integra todas as ações promovidas pelas Pró-Reitorias de ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e gestão da Unimontes. Pela importância do evento, a Universidade considera como letivos os quatro dias da programação.

EVENTOS PARALELOS

Paralelamente ao FEPEG/2012, acontecerá o XIII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação, XII Fórum de Ensino, II Seminário de Incentivo à Docência, XI Seminário de Iniciação Científica, VII Semana de Extensão, IV Semana de Gestão, IV Encontro da UAB, III Seminário PIBID e a II Jornada Poupança Jovem. Haverá, ainda, a apresentação do Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido.

Além das conferências, a programação oferecerá ao público estimado de 3,5 mil pessoas oficinas, minicursos, feira de programas e projetos de extensão, apresentação de trabalhos científicos, grupos de trabalho, mesas-redondas, palestras, apresentação de cerca de mil trabalhos científicos, além de apresentações artísticas.

Para dinamizar as atividades, uma das novidades do Fórum nessa edição é a descentralização dos locais onde ocorrerão os minicursos, palestras e apresentações de projetos. Ao invés de apenas acontecer nas quadras do Centro Esportivo Universitário, a programação terá atividades simultâneas nos centros de ensino da instituição.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia