Principal evento para a divulgação das ações desenvolvidas pela Unimontes em todas as suas áreas, o VI Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG) receberá as inscrições de trabalhos científicos para submissão até o dia 10 de agosto. Se aprovados, serão apresentados na forma de pôsteres durante o evento, entre os dias 26 a 29 de setembro, no campus-sede.
Para inscrever seu trabalho, cada interessado deverá efetuar um registro como usuário no portal do Fórum: www.fepeg.unimontes.br. Uma vez integrado ao sistema, pelo mesmo endereço eletrônico, poderão enviar os estudos para a submissão do Comitê Organizador.
Não há restrições sobre os temas dos trabalhos científicos, desde que haja o contexto acadêmico. Podem participar professores, acadêmicos, pesquisadores, mestrandos e doutorados de qualquer instituição de ensino superior do País.
Mas quem ainda está aspirando um lugar no ambiente universitário também terá espaço no Fórum como é o caso dos alunos do ensino médio beneficiados pelo BIC-Júnior, programa da Unimontes que é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) para a “Iniciação Científica para Alunos do Ensino Médio e Profissional”. Atualmente, há 30 bolsistas atendidos pelo BIC-Júnior e praticamente todos eles estarão apresentando trabalhos no FEPEG.
NÚMEROS DE 2011
Em 2011, o 5º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão registrou aproximadamente 1,2 mil inscrições de trabalhos, sendo que 700 foram selecionados para a aprovação. Em toda sua programação, com encontros, palestras, minicursos, oficinas e feiras, o evento recebeu 2,5 mil pessoas.
MINICURSOS E OFICINAS
A programação do evento inclui, também, os minicursos e oficinas com especialistas de diversas instituições e fundações de pesquisa do Brasil. As inscrições para essas atividades poderão ser feitas até o dia 3 de setembro, também somente pelo portal www.fepeg.unimontes.br – mediante o cadastramento gratuito como usuário.
Os temas relacionados para os minicursos e oficinas são estes: “A Saúde Mental na Atualidade”, “Acesso ao Patrimônio Genético e ao Conhecimento Tradicional Associado”, “Atuação e Controle Social na Vigilância em Saúde: Informação e Divulgação das Ações em Serviço”, “Comitê de Ética em Pesquisa: Sistema Operacional Plataforma Brasil”, “Construção de Banco de Dados para Análise No Spss”, “Currículo Lattes – Normas e Critérios para Elaboração” e “Descobrindo Sua Vocação”.
E ainda: “Divertindo com a Eletricidade, Ética e Marketing”, “Gincana Matemática, Internet: Principais Recursos e as Melhores Práticas de Uso”, “Juventude e Violência Urbana”, “Legislação da Educação Profissional no Brasil”, “Metodologias da Vigilância em Saúde: uma Abordagem Sobre a Humanização do Serviço”, “Oficina de Geometria Plana e Sólida”, “Oficina para Promotores de Saúde Bucal”, “Primeiros Socorros”, “Trabalhando o Raciocínio Lógico através do Xadrez”, “Trabalhando Técnicas Metodológicas relação Professor x Aluno”, “Uroanálise” e “Vigilância em Saúde: do Planejamento à Ação”.
O Comitê Organizador do 6º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão é formado pelos pró-reitores Anete Marília Pereira (Ensino), Hercílio Martelli Júnior (Pesquisa), Marina Ribeiro Queiroz (Extensão), Juventino Ruas de Abreu Júnior (Planejamento, Gestão e Finanças) e Vicente Ribeiro Rocha Júnior (Pesquisa); pelos pró-reitores adjuntos Carlos Rogério Ladislau (Ensino), Juliane Leite Ferreira (Pós-Graduação), Jussara Maria de Carvalho Guimarães (Extensão) e Thalita Thyrza de Almeida Santa Rosa (Pesquisa); pelo assessor de projetos especiais Paulo Eduardo Gomes de Barros (Extensão), pela coordenadora adjunta do Centro de Educação a Distância, Betânia Maria Passos, e pela coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID), Silvana Diamantino França.