Na noite de segunda-feira (14/08), aconteceu a solenidade de abertura oficial do VI Encontro das Ciências Sociais no Norte de Minas, iniciativa pelo Departamento de Política e Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que prossegue até esta quarta-feira (16/08).

Ao participar da cerimônia, realizada na área externa do Museu Regional do Norte de Minas, o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, enalteceu os avanços expressivos alcançados pela Unimontes no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) em Desenvolvimento Social.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Ao cumprimentar os organizadores e palestrantes do encontro e os professores do Departamento de Política e Ciências Sociais, ele salientou que também é preciso fortalecer o curso de graduação em Ciências Sociais. Para isso, pediu o engajamento dos professores da área, destacando que a reitoria da universidade está disposta a apoiar ativamente as suas ações em busca do incremento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, fomentando todas as áreas do conhecimento.

O chefe do Departamento de Política e Ciências Geélison Ferreira da Silva, destacou que o curso de Ciências Sociais da Unimontes completa 55 anos de existência em 2023, tendo graduado profissionais que hoje exercem funções de liderança em diferentes do Norte de Minas, de Minas Gerais e do país. Ele destacou que os docentes e pesquisadores reiteram o compromisso de continuarem sempre atuando no aprimoramento da qualidade da graduação de Ciências Sociais, buscando os mesmos avanços alcançados no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social.

Palestra do o professor Sérgio Amadeu da Silveira. Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

O professor Gélisson Ferreira da Silva destacou a importância do IV Encontro das Ciências Sociais no Norte de Minas, que tem como tema central “Os desafios para uma sociedade democrática”. Ele agradeceu aos conferencistas e participantes, ressaltando também o apoio da reitoria da universidade ao evento.

“Capitalismo de dados, Inteligência Artificial e democracia”

A conferência de abertura do VI Encontro das Ciências Sociais teve como tema “Capitalismo de dados, Inteligência Artificial e democracia”. A abordagem foi feita pelo professor Sérgio Amadeu da Silveira, doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da Universidade Federal do ABC (UFABC), Sérgio Amadeu é autor de vários livros, entre os quais “Tudo sobre tod@s: redes digitais, privacidade e venda de dados pessoais”, Exclusão Digital: a miséria na era da informação”, “Software Livre: a luta pela Liberdade do conhecimento”.

Relacionadas

Governador destaca importância da conquista da Unimontes no Enade
Pesquisa avalia a incidência da Fadiga por Compaixão em profissionais da saúde na Macrorregião Norte
Unimontes promove I Encontro de Egressos nesta quarta-feira (30/04)
Unimontes abre inscrições para Doutorado Acadêmico em Geografia
Unimontes – Opará Mutum abre inscrições para 60 vagas em oficina online sobre mapeamento de práticas cotidianas
Unimontes promove aula aberta com participação de professora mestra indígena