O VI Congresso Brasileiro de Direito Tributário e de Direito Financeiro, promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio do Departamento de Direito Público Substantivo, em parceria com a 11ª Subseção da OAB de Montes Claros e a Associação Mineira de Direito do Estado (AMIDE), foi encerrado na noite desta sexta-feira (5/09), no Espaço OAB Eventos, em Montes Claros.
A cerimônia de encerramento reuniu autoridades locais, estaduais e nacionais e foi abrilhantada com uma apresentação especial da Orquestra Experimental de Câmara da Unimontes. O vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha, presidiu o dispositivo de honra representando o reitor, professor Wagner de Paulo Santiago.
Ao longo de três dias, o congresso reuniu especialistas, acadêmicos, juristas, economistas, contadores, administradores públicos, empresários, profissionais de tecnologia da informação e pesquisadores de diversas áreas, oferecendo uma visão ampla e interdisciplinar sobre os impactos das mudanças legislativas e estruturais no Sistema Tributário Nacional.
A programação incluiu 71 palestras, 23 painéis de discussão, minicursos, conferências internacionais, além do lançamento de quatro livros inéditos. A comissão organizadora foi presidida pelo professor Farley Soares Menezes, chefe do Departamento de Direito Público Substantivo da Unimontes.
Na ocasião, a ministra Regina Helena Costa, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que ministrou palestra, foi a grande homenageada da noite desta sexta e de todo o congresso, em reconhecimento à sua destacada trajetória acadêmica e à contribuição para a evolução do Direito Tributário no Brasil.
A solenidade de abertura, que aconteceu na quarta-feira (3), contou com a palestra online do ministro Afrânio Vilela (STJ), além da participação ao longo do congresso de renomados palestrantes nacionais e internacionais, que reforçaram a relevância científica e profissional do encontro.
Encerrando a solenidade, houve a distribuição gratuita de exemplares da coletânea de livros do congresso para os presentes, como forma de valorizar e compartilhar o conhecimento produzido ao longo das atividades.











