O VI Congresso Brasileiro de Direito Tributário e de Direito Financeiro, promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio do Departamento de Direito Público Substantivo, em parceria com a 11ª Subseção da OAB de Montes Claros e a Associação Mineira de Direito do Estado (AMIDE), foi encerrado na noite desta sexta-feira (5/09), no Espaço OAB Eventos, em Montes Claros.

A cerimônia de encerramento reuniu autoridades locais, estaduais e nacionais e foi abrilhantada com uma apresentação especial da Orquestra Experimental de Câmara da Unimontes. O vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha, presidiu o dispositivo de honra representando o reitor, professor Wagner de Paulo Santiago.

Ao longo de três dias, o congresso reuniu especialistas, acadêmicos, juristas, economistas, contadores, administradores públicos, empresários, profissionais de tecnologia da informação e pesquisadores de diversas áreas, oferecendo uma visão ampla e interdisciplinar sobre os impactos das mudanças legislativas e estruturais no Sistema Tributário Nacional.

A programação incluiu 71 palestras, 23 painéis de discussão, minicursos, conferências internacionais, além do lançamento de quatro livros inéditos. A comissão organizadora foi presidida pelo professor Farley Soares Menezes, chefe do Departamento de Direito Público Substantivo da Unimontes.

Na ocasião, a ministra Regina Helena Costa, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que ministrou palestra, foi a grande homenageada da noite desta sexta e de todo o congresso, em reconhecimento à sua destacada trajetória acadêmica e à contribuição para a evolução do Direito Tributário no Brasil.

A solenidade de abertura, que aconteceu na quarta-feira (3), contou com a palestra online do ministro Afrânio Vilela (STJ), além da participação ao longo do congresso de renomados palestrantes nacionais e internacionais, que reforçaram a relevância científica e profissional do encontro.

Encerrando a solenidade, houve a distribuição gratuita de exemplares da coletânea de livros do congresso para os presentes, como forma de valorizar e compartilhar o conhecimento produzido ao longo das atividades.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
Unimontes inaugura Restaurante Universitário no campus de Janaúba com alimentação saudável por apenas R$ 2,50
ALMG debate PEC que garante repasse direto de verbas do Tesouro Estadual ao Hospital Universitário da Unimontes
Professora da Unimontes é conferencista convidada de Seminário online da Espanha – Inscrições abertas
Louvor nos Montes promove integração entre ciência, arte e religiosidade na Unimontes – confira a programação