O semestre letivo da Universidade Estadual de Montes Claros começou nesta segunda-feira (23/2). Somente para o campus-sede, são esperadas pouco mais de 6,5 mil pessoas nos três turnos de aula. Em diversos cursos, os próprios “veteranos” fizeram questão de dar as boas vindas aos “calouros”. A iniciativa reforça a campanha “Dê um trote na Violência; trate bem o calouro”, parte integrante da Unicalourada/2015 para a recepção aos novos alunos que a Unimontes desenvolve também a partir desta data, com vasta programação cultural e educativa até meados de maio.
Os alunos dos cursos de Educação Física (licenciatura e bacharelado) se reuniram na quadra 1 do Centro Esportivo Universitário para receber os novatos. “Sou contra a humilhação do trote. Por isso, considero este auxílio muito importante para quem está chegando, já que poderá conhecer o ambiente do curso por alguém que já faz parte dele”, analisa a acadêmica Karine Castro, do 2º período de Educação Física/Bacharelado.
[+] Veja mais fotos da recepção
Segundo a aluna, nos primeiros dias de aula os calouros serão avaliados em testes de aptidão física. Haverá, ainda, uma gincana envolvendo os novatos com a arrecadação de alimentos não-perecíveis para a doação a entidades assistenciais.
Já Samuel Nunes, de 19 anos, realiza o sonho de chegar a uma universidade pública como aprovado no curso de Educação Física/Licenciatura e considerou muito interessante o convívio com os alunos mais experientes já no primeiro dia. “Quebra um pouco da timidez e da ansiedade”. Ele confessa que temia por uma recepção com pinturas no rosto ou até mesmo o corte de cabelo. “É uma tradição de alguns cursos que vejo como infantilidade e isto não cabe mais”, depôs o jovem.
Da mesma forma foi a recepção aos aprovados em Engenharia Civil. O coordenador do curso, professor Guilherme Augusto Oliveira Guimarães, esteve acompanhado dos alunos dos demais períodos, que passaram informações sobre como funcionam o Centro Acadêmico (CA), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Associação Atlética, além dos acessos ao Restaurante Universitário e à Biblioteca Central.
“Tanto o CA como o DCE atuam como interlocutores para os alunos. O que fizemos foi mostrar a eles como essas unidades funcionam e como pode aproximá-los dos demais setores da Universidade”, explica Luara Oliva, do 7º período de Engenharia Civil e que integra as diretorias do Centro Acadêmico (secretária) e do DCE (Grupo da Pluralidade).
“É uma recepção bem acolhedora e já no primeiro dia a gente tem muita informação sobre como a Unimontes funciona”, observa a nova aluna Talita Alves Fróes, aprovada pelo vestibular tradicional. Entre os colegas na 1ª turma, uma evidência de como a Unimontes tem uma abrangência regional: além de Montes Claros, como é o caso de Talita, há alunos das cidades de Salinas, São João das Missões, Espinosa, Lontra, Taiobeiras e Janaúba, além de Turmalina (Vale do Jequitinhonha) e Guanambi (Bahia).
ATIVIDADES
O cronograma da Unicalourada vai até o dia 24 de maio, data de comemoração dos 53 anos de existência da Unimontes. As aulas na universidade tiveram início para 8.482 acadêmicos matriculados nos cursos de graduação, sendo 1,7 mil dos campi avançados; 934 são calouros. A iniciativa reforça as ações institucionais de combate ao constrangimento do trote violento.
Desde maio de 1996 (resolução 196, do Conselho Universitário), a Unimontes regulamentou, por meio de portaria, a proibição de qualquer prática associada ao trote constrangedor e à violência, medida reforçada pela Lei Estadual 21.165, publicada no ano passado e que proíbe a realização de “trotes violentos” nas universidades públicas estaduais mineiras (UEMG e Unimontes).
A programação da Unicalourada/2015 foi elaborada pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE). Entre as ações em destaque, são desenvolvidas campanhas sociais como a doação de sangue e de medula óssea, visitas a instituições assistenciais de apoio a autistas, idosos, órfãos e soropositivos, além de shows culturais.
Dentre as novidades está o projeto “Sexta Cultural”, com shows e intervenções artísticas, o projeto “Museu sob a Luz do Luar”, com a participação do grupo Acadêmicos do Samba e do cantor e compositor Marcelo Godoy na área do Museu Regional do Norte de Minas (antigo Casarão da Fafil), e o “Trekking Trote Solidário”, uma prova de enduro a pé associada a uma gincana na área do campus-sede.
Outra promoção de compromisso social para a Unicalourada da Unimontes está na campanha de conscientização sobre o uso racional da água, como ampliação das ações do Governo de Minas Gerais para a economia e combate ao desperdício diante do registro de chuvas abaixo da média histórica neste período do ano em todo o Estado. A Copasa é uma das parceiras da iniciativa.