Nesta quarta-feira (23/05), às 19h30, a Câmara Municipal de Montes Claros promoverá uma reunião especial em homenagem à Universidade Estadual de Montes Claros pela passagem do cinquentenário do ensino superior público no Norte de Minas. Os 50 anos da Unimontes serão completados quinta-feira (24/05) e serão comemorados em sessão solene, no Salão de Eventos da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), naquela data, também às 19h30.
O requerimento para a homenagem à universidade, de autoria do próprio presidente da Câmara Municipal, Valcir Soares Silva, foi aprovado por unanimidade pelos quinze vereadores. “A Unimontes tem sido a mola propulsora da evolução da nossa comunidade. Ela é uma parte da história da cidade. Por isso, nada mais justo que a Câmara de Vereadores, que é a casa do povo, venha prestar essa homenagem à instituição pela comemoração dos seus 50 anos em reconhecimento ao trabalho dos seus professores e servidores em prol do crescimento do município e da região”, afirma Valcir.
A sessão solene será transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 36).
Em 24 de maio de 1962 era criada a Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), através da Lei Estadual 2.615, de autoria do ex-deputado Cícero Dumont (in memorian). A antiga FUNM foi transformada pela Constituição Estadual de 1989.
As comemorações dos 50 anos da Universidade Estadual de Montes Claros foram abertas oficialmente em janeiro e vão se estender ao longo do ano, com uma série de eventos no campus-sede e nos demais campi da instituição. As atividades são coordenadas pela Comissão Organizadora das Comemorações do Cinquentenário, presidida pela vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, com representantes da comunidade acadêmica.
Atualmente, a Unimontes totaliza cerca de 11 mil alunos em mais de 120 cursos regulares, de pós-graduação (Lato sensu e Stricto sensu) e técnico-profissionalizante, contando com 48 cursos oferecidos na modalidade a distância.
HOMENAGENS
A Unimontes também já recebeu homenagens pelo seu cinquentenário com a realização de sessões especiais por parte das Câmaras Municipais de Bocaiuva, Janaúba e Januária. Na última quinta-feira (17/05), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais promoveu uma reunião especial em homenagem à Universidade Estadual de Montes Claros pela comemoração dos 50 anos de criação do ensino superior público no Norte de Minas.
Na sessão solene que será presidida pelo reitor João dos Reis Canela, no Salão de Eventos da OAB, nesta quinta-feira à noite, haverá homenagens aos ex-dirigentes da instituição, bem como aos antigos servidores e professores eméritos da Universidade, além dos parceiros e benfeitores do ensino superior da região. A programação prevê, ainda, um concerto especial do Coral Universitário, com apresentação do pianista Flávio Augusto.