Aconteceu na tarde desta sexta-feira (30/03), no auditório do prédio 6 do campus-sede, a solenidade de premiação da 6ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) referente ao polo MG07, de responsabilidade da Universidade Estadual de Montes Claros. Foram agraciados 26 alunos que conquistaram medalhas de ouro, prata e  bronze, concorrendo com cerca de 200 mil estudantes da região. Na oportunidade, também foram entregues medalhas de ouro aos alunos do projeto Tecnologias e Atividades Matemáticas Aplicadas às Escolas Públicas (TAMAEP), da Unimontes, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros.

O evento foi presidido pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, contando com a presença do Superintendente Regional de Ensino, Robson Geraldo Figueiredo, da secretária adjunta de Educação do município, professora Marta Aurora Matos Aquino e do coordenador da OBMEP/Unimontes, professor Rosivaldo Antônio Gonçalves, além de pró-reitores, professores, acadêmicos, autoridades e convidados.

jefferson_-_personagem

Jeferson de Jesus dos Santos medalhista de ouro

Professores e alunos das escolas públicas foram unânimes em afirmar que eventos como a OBMEP contribuem efetivamente para o ensinamento e a aprendizagem da matemática no ensino fundamental e médio. Essa é a opinião do medalhista de ouro Jeferson de Jesus dos Santos, 15 anos, aluno do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Francisco Peres, de Montes Claros. Ele salientou que a olimpíada é uma oportunidade para os alunos aprenderem matemática de forma estimulante, “uma vez que existe a premiação em forma de medalhas e bolsas de estudos de iniciação científica”.

rayane-_persoagem

Rayane Ruas de Oliveira também medalhista de ouro

A estudante Rayane Ruas de Oliveira, de 12 anos, também medalhista de ouro, é aluna do 5º ano da Escola Estadual Benício Prates, de Coração de Jesus e afirmou que a iniciativa do governo federal “incentiva o estudo da matemática e desmistifica a ideia de que é uma disciplina muito difícil de se aprender”.

O reitor João Canela frisou que a OBMEP é muito importante para o incentivo ao estudo e valorização do professor de matemática. Frisou que a instituição se orgulha de participar de parcerias que engrandecem o ensino através da valorização de talentos e que a premiação proporciona um momento de integração da universidade com a sociedade.

reitor

O reitor da Unimontes fez a entrega das medalhas

Já a diretora do Colégio Tiradentes da PMMG de Montes Claros, professora Terezinha Benquerer de Oliveira, ressaltou que “nossa escola promove ações de incentivo ao estudo da matemática, indo ao encontro do principal objetivo da OBMEP. A olimpíada brasileira é mais uma oportunidade de revelar novos talentos nessa área do conhecimento, estimulando o aluno a produzir cada vez mais e melhor através do gosto pela matemática”.

rosivaldo

Professor Rosivaldo Antônio Gonçalves – coordenador do polo MG-07

O coordenador do polo MG-07, professor Rosivaldo Antônio, ressaltou que a Olimpíada da Matemática é uma das decisões mais acertadas do Governo Federal visando melhorar o desempenho da matemática na Educação Básica. O suprintendente regional de Ensino, professor Robson Figueiredo, destacou que o Governo de Minas Gerais apóia empreendimentos que visem a elevação da qualidade do ensino básico, ressaltando que ações como a OBMEP contribuem para a valorização do professor de matemática.

A secretária adjunta de Educação do município, professora Marta Aurora Aquino, também enalteceu iniciativas como a OBMEP, frisando que a Prefeitura de Montes Claros não fica atrás na realização de ações que objetivam melhorar o ensinamento e da aprendizagem da matemática nas escolas públicas municipais. Como exemplo, citou o projeto TAMAEP, desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros.

Na sequência foi promovida a entrega da premiação regional da 6ª OBMEP, além de placas às professoras Alaíde Antunes das Chagas e Freitas, da Escola Estadual Professor José Américo Barbosa, de Mato Verde, e Zilca Mendes de Oliveira Coelho, da Escola Estadual  José da Cunha, de Porteirinha. Também a escola estadual Professor José Américo Barbosa, de Mato Verde, e o Colégio Tiradentes da PMMG, de Montes Claros, foram agraciados com troféus. Da mesma forma, os alunos do projeto TAMAEP também receberam medalhas de ouro.

Confira galeria de fotos

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia